Boas notícias para quem é fã do Xbox! Recentemente, a Square Enix lançou o Final Fantasy VII Remake para Xbox Series S, Xbox Series X e Nintendo Switch 2, trazendo à tona análises de desempenho que surpreenderam muita gente. O que se destacou foi que, mesmo com uma quantidade menor de RAM, o Xbox Series S conseguiu se sair melhor que o Switch 2 em um aspecto importante: a qualidade das texturas.
Xbox Series S em Alta
A análise feita pelo Digital Foundry mostrou que, apesar de o Xbox Series S ter 8 GB de RAM dedicados a jogos, enquanto o Switch 2 possui 9 GB, o console da Microsoft se destacou na qualidade das texturas. Isso é algo que muitos não esperavam, mas a tecnologia de streaming de texturas do Series S se mostrou eficiente, permitindo que o console aproveite recursos de alta qualidade semelhantes aos do Series X e do PS5.
O processador do Xbox Series S, que é um chip AMD Zen 2 de 8 núcleos, tem uma estrutura muito parecida com a do Series X, só que com um clock um pouco mais baixo. Em comparação, a CPU do Switch 2, que usa a arquitetura ARM Cortex-A78C, não consegue atingir o mesmo nível de desempenho nesse tipo de tarefa.
Comparação Gráfica
Quando se fala em outros aspectos visuais, como a qualidade das sombras, o Xbox Series S fica em uma posição intermediária entre o PS4 e o PS5. O jogo oferece duas opções de resolução: 1080p a 60 FPS ou 1440p a 30 FPS. Para quem tem um Xbox Series X, a experiência é ainda melhor, com modos de 1512p a 60 FPS (Performance) e 4K nativo a 30 FPS (Qualidade).
Futuro de Final Fantasy
Além disso, há rumores de que o próximo jogo da trilogia, Final Fantasy VII Rebirth, deve ser lançado em 2026 para as mesmas plataformas. Este novo título promete ser ainda mais exigente em termos gráficos, já que terá ambientes mais abertos. A expectativa é que os desenvolvedores precisem fazer alguns ajustes na resolução para garantir que o jogo rode suavemente no PS5, e a dúvida agora é como o Series S e o Switch 2 vão se comportar nesse cenário.
Por fim, a Square Enix confirmou que o terceiro jogo da série também será feito na Unreal Engine 4, uma escolha que se baseia na familiaridade da equipe com essa tecnologia. Isso significa que, por enquanto, não devemos esperar uma migração para a Unreal Engine 5.
E aí, o que você achou dessas novidades sobre Final Fantasy VII Remake? É sempre bom ver melhorias e comparações que fazem a gente repensar o que sabemos sobre os consoles!

