A AMD acaba de apresentar sua nova tecnologia chamada “AMD FSR Redstone”. Essa inovação combina a tecnologia de upscaling da empresa com avanços em aprendizado de máquina (ML), que melhoram funcionalidades como FSR Frame Generation, FSR Ray Regeneration e FSR Radiance Caching. Para entender melhor como tudo isso funciona, tem um vídeo que detalha todos esses recursos. Por exemplo, o FSR Frame Generation promete deixá-lo jogando de forma mais fluida, enquanto o FSR Radiance Caching reduz a carga do ray tracing nos jogos. Já o FSR Ray Regeneration ajuda a restaurar detalhes em efeitos de ray tracing.
Vamos dar uma olhada mais de perto no que cada uma dessas tecnologias faz:
### FSR Upscaling
Antigamente conhecido como AMD FidelityFX™ Super Resolution 4, essa tecnologia recria visuais nítidos e de alta qualidade a partir de quadros de baixa resolução. Isso significa que, mesmo que seu jogo não esteja rodando na melhor qualidade, você ainda pode ter uma experiência visual bem agradável.
### FSR Frame Generation
Essa ferramenta inova ao prever e inserir novos quadros entre aqueles que já foram renderizados. O resultado? Um jogo mais suave e com taxas de quadros mais elevadas, fazendo com que a jogatina fique ainda mais envolvente.
### FSR Ray Regeneration
Aqui, a tecnologia inferi e restaura detalhes de alta qualidade de ray tracing a partir de amostras esparsas. O que isso quer dizer na prática? Visuais nítidos e livres de ruídos, com um custo de renderização reduzido.
### FSR Radiance Caching
Essa funcionalidade aprende dinamicamente e prevê como a luz se propaga em uma cena, oferecendo uma iluminação global em tempo real de forma eficiente.
Um ponto interessante é que Matt Booty, presidente da divisão de conteúdo e estúdios da Xbox, mencionou que a Xbox tem trabalhado “muito de perto” com a AMD para co-desenvolver o FSR Ray Regeneration e melhorar o ray tracing nos jogos. O primeiro exemplo dessa colaboração é o Call of Duty: Black Ops 7. Segundo ele, o ray tracing em tempo real proporciona reflexos cinematográficos realistas, mas o custo de execução pode ser um obstáculo para muitos jogos. A tecnologia FSR Redstone promete mudar isso.
Booty também comentou que as melhorias do FSR Frame Generation já estão disponíveis em Call of Duty: Black Ops 7 para gráficos AMD da série 9000. Isso significa que jogadores que possuem esses gráficos poderão usufruir das novas funcionalidades logo de cara.
Além disso, ele destacou que o FSR Redstone é apenas um exemplo de como a Xbox está colaborando com a AMD atualmente. Há mais novidades por vir, tanto em jogos quanto em hardware de próxima geração.
Embora tudo isso pareça um pouco vago à primeira vista, vale a pena conferir o vídeo para visualizar como a tecnologia Redstone funciona na prática. Um detalhe importante é que, por enquanto, o foco parece ser em PCs (“AMD Radeon™ RX 9000 Series Graphics e superiores”), mas a menção de Booty sobre hardware de próxima geração sugere que essas inovações podem fazer parte da próxima geração de consoles Xbox.
Se você está curioso sobre mais detalhes da AMD Redstone, o site oficial da AMD apresenta informações mais completas.

