Videogames perdem espaço na ‘guerra da atenção’ global

Videogames estão perdendo a ‘guerra da atenção’ nos principais mercados globais

Muita gente ama videogames, mas, surpreendentemente, muitos estão deixando essa paixão de lado para explorar outras formas de entretenimento. Um estudo do analista Matthew Ball, da Epyllion, aponta que esse fenômeno está acontecendo em países onde os games são super populares, como Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Itália.

Ball destaca que, embora jogar ainda faça parte da rotina de muitas pessoas, a prioridade por essa atividade vem diminuindo. Desde 2019, cerca de 2,5% a 4% da população desses países declarou que está jogando menos. Para ilustrar, a pesquisa mostra que, entre 2018 e 2022, aproximadamente um em cada seis adultos que costumavam jogar videogames no Canadá abandonou o hobby. Na Coreia do Sul, a situação é semelhante, com uma queda de 15% no número de pessoas que se identificam como “gamers” entre os anos de 2017 e 2019.

O mercado de games em transformação

Apesar desse cenário de queda, Ball menciona que alguns locais ainda estão vendo um crescimento no número de jogadores. Por exemplo, na Alemanha, o número de gamers autodeclarados aumentou 4% desde 2019. No Japão, o crescimento foi ainda mais significativo, com 11% a mais de pessoas se dedicando aos jogos, muito por conta do aumento do mercado de PCs na região.

Entretanto, quando olhamos para o panorama mundial, parece que o mercado de games está estagnado e, em algumas partes, até em leve declínio. Isso traz desafios, pois cada vez menos pessoas estão dispostas a lidar com as expectativas de crescimento e receitas da indústria, e isso pode complicar as coisas.

Mudanças no comportamento do público

Essas mudanças no mercado têm levado a uma abordagem mais agressiva em termos de monetização dos jogos. Além disso, novas formas de entretenimento estão atraindo mais a atenção do público. Plataformas como TikTok, aplicativos de inteligência artificial, apostas, investimentos em criptomoedas e até o OnlyFans estão conquistando os holofotes.

Com tantos serviços de streaming e opções de assinatura disponíveis, fica difícil encontrar tempo para se dedicar aos videogames. O resultado é uma diminuição no envolvimento com os jogos, o que, por sua vez, impacta o crescimento do mercado. É um momento de transformação, e, para os apaixonados por games, isso pode significar repensar como e quando se divertem.