Em uma revelação surpreendente, documentos vazados mostraram que a Microsoft tinha interesse em adquirir a Nintendo, antes de propor a compra da Activision Blizzard por US$ 75 bilhões. Esses documentos, relacionados à batalha legal da gigante americana contra a Federal Trade Commission, incluíam e-mails internos de 2020 entre executivos seniores da Microsoft, destacando a relevância do portfólio criativo da Nintendo.
A iniciativa de compra da Microsoft
Os e-mails revelaram que Phil Spencer, diretor executivo da divisão de jogos da Microsoft, via um valor inestimável na Nintendo para a empresa. Ele mencionou conversas anteriores com a liderança da Nintendo sobre uma colaboração mais estreita, embora reconhecesse a ausência de um catalisador para um processo de venda e a importância de não adotar uma postura agressiva como comprador.
O valor da Nintendo
A Nintendo é conhecida por suas propriedades intelectuais de alto valor, como Pokémon e Mario, superadas apenas pelos ativos da Disney. A habilidade da Nintendo em criar mundos criativos tem sido um destaque no mercado de entretenimento. Isso foi evidenciado pelo sucesso do filme Super Mario Bros., que arrecadou US$ 1,36 bilhões mundialmente, e do jogo Zelda: Tears of the Kingdom, com 18,5 milhões de cópias vendidas em dois meses.
Implicações de uma venda da Nintendo
Uma eventual venda da Nintendo, cujo valor de mercado é de US$ 55 bilhões, seria transformadora, não só por mostrar como muitos ativos valiosos do Japão estão subvalorizados, mas também pelo potencial impacto no mercado acionário japonês, que tem sido reticente ao entusiasmo nas últimas três décadas. Além da Microsoft, empresas como Disney, Apple, Google e Sony seriam potenciais interessadas em adquirir a Nintendo.
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A possibilidade de compra da Nintendo pela Microsoft, embora não tenha se concretizado, lança luz sobre as estratégias de expansão e consolidação no mercado de videogames. Revela também o valor percebido nas propriedades intelectuais e na capacidade criativa da Nintendo, uma força dominante no entretenimento global. A história serve como um lembrete do dinamismo e das surpresas constantes no setor de tecnologia e jogos.