A Ubisoft anunciou, nesta quarta-feira (21), que decidiu cancelar o remake de Prince of Persia: The Sands of Time, entre outros cinco jogos que estavam em desenvolvimento. Essa decisão faz parte de uma grande reformulação interna que a empresa está realizando para se recuperar de anos difíceis. Além dos cancelamentos, a companhia também adiou sete projetos e fechou dois estúdios, buscando melhorar a qualidade de seus lançamentos.
Os jogos cancelados não atenderam às novas expectativas de qualidade que a Ubisoft estabeleceu. Isso inclui o remake de Prince of Persia, um título para dispositivos móveis e quatro jogos que ainda não tinham sido anunciados, incluindo três franquias inéditas. Os adiamentos, por outro lado, têm como objetivo garantir que os projetos sejam lançados em melhores condições.
Foco na Qualidade
A Ubisoft deixou claro que seu principal foco é entregar jogos com um nível de qualidade “excepcional”. Apesar das mudanças, a empresa pretende continuar investindo em jogos de aventura de mundo aberto e em experiências que envolvem elementos de jogos como serviço. O remake de Prince of Persia não conseguiu atender a esses padrões de qualidade que a empresa está buscando.
A companhia também confirmou o fechamento de suas divisões em Halifax e Estocolmo, que já enfrentavam demissões nas últimas semanas. Em conversa com o site VGC, a Ubisoft mencionou que outras divisões ainda estão em risco e que algumas partes da empresa podem ser vendidas. O objetivo é reduzir os gastos fixos em US$ 200 milhões anuais nos próximos dois anos, o que pode resultar em mais cancelamentos e adiamentos.
Novas Diretrizes Criativas
A Ubisoft planeja implementar novos cortes e cancelamentos e já compartilhou detalhes sobre suas novas “casas criativas”, que cuidarão de suas principais franquias. Cada uma delas terá a responsabilidade por diferentes séries, como:
- CH1 (Vantage Studios): Assassin’s Creed, Rainbow Six e Far Cry.
- CH2: The Division, Ghost Recon e Splinter Cell.
- CH3: For Honor, The Crew, Riders Republic, Brawlhalla e Skull and Bones.
- CH4: Anno, Might & Magic, Rayman, Prince of Persia e Beyond Good & Evil.
- CH5: Just Dance, Uno e Hasbro.
Atualmente, a Ubisoft ainda não designou o MMO March of Giants a nenhuma dessas casas criativas, mas isso deve acontecer em breve. Cada estúdio funcionará de maneira autônoma e, ao todo, a empresa está desenvolvendo quatro novas propriedades intelectuais.
Essas mudanças refletem a busca da Ubisoft por um futuro mais sólido e alinhado com as expectativas dos jogadores.

