Toys4Bob se torna indie e deixa a Activision e a Microsoft

Imagem: Activision Blizzard

A Toys4Bob, o estúdio por trás de jogos icônicos como as séries Crash Bandicoot e Spyro the Dragon, anunciou sua transição para se tornar um estúdio independente. Essa mudança, divulgada em 29 de fevereiro de 2024, vem após anos de colaboração com grandes nomes da indústria, mais recentemente como um estúdio de suporte para a franquia Call of Duty sob a bandeira da Activision Blizzard, que por sua vez foi adquirida pela Microsoft.

Essa notícia pegou muita gente de surpresa, devido à difícil realidade enfrentada pelos estúdios de jogos em um ambiente corporativo que muitas vezes prioriza grandes franquias em detrimento da inovação e criatividade.

Sob a sombra de possíveis cortes e reestruturações, a Toys4Bob viu uma oportunidade de moldar seu próprio destino. A escolha de se tornar independente, apesar de arriscada, foi facilitada pelo apoio da Xbox, que demonstrou uma postura favorável à autonomia dos estúdios e à diversidade criativa. Essa postura alinha-se com a filosofia da Xbox de dar às equipes de desenvolvimento a liberdade de explorar novas ideias e projetos.

Ainda que a Toys4Bob parta para novos horizontes, a Microsoft confirmou que manterá os direitos sobre as franquias Crash e Spyro, assegurando que o legado desses personagens queridos continuará sob a tutela de uma marca que valoriza sua história e potencial. A decisão reflete um compromisso com a preservação de jogos familiares e adorados, ao mesmo tempo que permite à Toys4Bob embarcar em uma nova jornada criativa.

Leia mais:

A independência traz novos desafios e oportunidades para a Toys4Bob. Livre das amarras de projetos de suporte e da pressão de se alinhar com as diretrizes corporativas estritas, o estúdio tem agora a chance de explorar novas fronteiras criativas.