Recentemente, a Colossal Order fez um anúncio que deixou muitos fãs de Cities: Skylines 2 animados. Após um período conturbado desde o lançamento do jogo, a desenvolvedora finalmente lançou o editor de assets, uma ferramenta que permite aos jogadores criar suas próprias construções, como casas e prédios, com designs e recursos personalizados. Essa novidade chegou como um “presente de despedida” em 4 de dezembro, e promete trazer uma nova dinâmica para o jogo.
O objetivo da Colossal Order com essa nova ferramenta é facilitar a criação de assets, dando aos jogadores mais controle sobre suas criações. Além disso, a ideia é permitir que esses usuários desenvolvam conteúdos complexos, semelhantes aos que já existem no jogo. Para ajudar a comunidade a se familiarizar com o editor, a desenvolvedora disponibilizou tutoriais básicos na wiki oficial do game. Isso deve ser um impulso significativo para a cena de mods, que sempre foi uma parte vibrante da experiência de Cities: Skylines.
O novo Editor de Assets funciona em conjunto com um mapa customizado do jogo. Isso significa que os jogadores podem adicionar ou remover elementos de forma bem prática e até trabalhar em várias construções ao mesmo tempo. A ferramenta foi prometida desde o lançamento do jogo em 2023, mas seu desenvolvimento enfrentou diversos desafios técnicos, especialmente relacionados à engine Unity e à forma como o jogo lida com seus próprios assets.
Apesar das dificuldades, a Colossal Order teve um avanço importante ao anunciar que, em novembro, decidiu se tornar independente novamente, após um acordo com a Paradox Interactive. Com isso, a responsabilidade de corrigir os problemas de Cities: Skylines 2 agora passa para a Iceflake Studios, que tem um histórico mais modesto em jogos de gerenciamento. Essa transição significa que a nova desenvolvedora terá o desafio de lidar com as questões de otimização do jogo, incluindo a tão aguardada versão para consoles.
Fica a expectativa para ver como esses novos recursos e mudanças vão impactar a jogabilidade e a criatividade da comunidade. Cities: Skylines 2 continua a ser um espaço onde a imaginação pode fluir livremente, e agora, com o editor de assets, as possibilidades parecem ainda mais promissoras.

