Rockstar North, criadora de GTA, sofre explosão em escritório

Créditos: Divulgação/Rockstar Games

No último domingo, dia 18, a Rockstar North, famosa por desenvolver a série Grand Theft Auto (GTA), passou por um grande susto. Uma explosão atingiu a sede do estúdio, localizada em Edimburgo, na Escócia. O serviço de bombeiros e resgate foi acionado na segunda-feira seguinte para verificar os danos estruturais que o incidente poderia ter causado.

De acordo com informações da BBC, pelo menos seis caminhões de bombeiros foram enviados ao local. Felizmente, não há relatos de feridos ou vítimas. A origem da explosão ainda não foi totalmente esclarecida, mas há indícios de que pode ter começado em uma das caldeiras que aquecem o prédio.

A situação na Rockstar North, segundo o site Edinburgh News, já foi controlada, e os bombeiros não estão mais na área. O estúdio, que é o principal responsável pelo desenvolvimento da série GTA, ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido. Entretanto, a expectativa é de que o incidente não interfira no andamento do novo jogo da franquia.

Vale lembrar que a sede da Rockstar North tem sido palco de protestos realizados por ex-desenvolvedores que alegam ter sido demitidos por se organizarem em um sindicato. Com apoio do Independent Workers Union of Great Britain (IWGB), esses profissionais têm promovido manifestações em frente aos escritórios da empresa, mas até agora não conseguiram chamar a atenção da liderança da Rockstar. As disputas entre os ex-funcionários e a empresa atualmente estão sendo resolvidas nos tribunais do Reino Unido.

A Rockstar North foi fundada em 1988 e é o segundo estúdio da Rockstar Games, desenvolvendo os principais capítulos da franquia GTA. Além de Edimburgo, a empresa possui escritórios em outros lugares, como San Diego, na Austrália, e Toronto. Com cerca de 650 funcionários, eles estão focados em finalizar o próximo lançamento da série, que está previsto para chegar às lojas em maio.