Lançado em junho deste ano, o jogo MindsEye não teve a estreia que muitos esperavam. A Build a Rocket Boy (BARB), responsável pelo projeto, enfrentou críticas e dificuldades, e uma nova reportagem da BBC aponta que a maneira como o produtor Leslie Benzies gerenciava a equipe pode ter sido um dos principais fatores para o fracasso do game.
Benzies, que fez história na Rockstar Games com a série GTA e o primeiro Red Dead Redemption, fundou a BARB com a ambição de criar um metaverso chamado Everywhere. A ideia era que MindsEye fosse apenas o começo de uma narrativa muito maior, alimentada por conteúdo gerado pelos próprios jogadores. No entanto, de acordo com relatos de funcionários e ex-funcionários, o produtor parecia não ter uma visão clara para o projeto. Quando aparecia, o foco de Benzies geralmente era em reclamar sobre bugs ou características específicas que precisavam de atenção imediata, mesmo que isso não fosse o mais urgente no momento.
Os problemas de gerenciamento não pararam por aí. Um desenvolvedor identificado como Jamie relatou que a direção da BARB mudava constantemente e que as sugestões da equipe eram frequentemente ignoradas. Benzies ficou conhecido por criar os chamados “tickets Leslie”, demandas que surgiam a qualquer momento e sempre ganhavam prioridade. Ben Newbon, um analista de dados, explicou como isso afetava o trabalho: “Não importava o que você estivesse fazendo, alguém tinha que cuidar do ticket do Leslie”.
Embora a BARB oferecesse salários competitivos, o estilo de gestão de Benzies prejudicou o desenvolvimento de MindsEye. Para piorar, muitos funcionários se viram obrigados a trabalhar longas horas extras não remuneradas para conseguir cumprir os prazos estabelecidos. Essa pressão excessiva resultou em uma série de bugs e problemas, o que afetou a moral da equipe, que sabia que o produto final estava aquém do esperado.
Apesar das alegações de Benzies e outros executivos de que o jogo foi “sabotado”, os relatos indicam que a falta de uma direção clara foi o que mais impactou negativamente o desenvolvimento do game. Essa situação culminou em uma onda de demissões e até mesmo em uma carta aberta, na qual os funcionários do estúdio criticaram a gerência, acusando-a de não cumprir com as obrigações legais em relação às rescisões.
Essas informações revelam um cenário desafiador para a BARB e um alerta sobre a importância de uma liderança clara e saudável em projetos criativos.