A Microsoft se manifestou sobre as reclamações de venda casada envolvendo o Xbox Game Pass, após muitos consumidores brasileiros procurarem o Procon. A empresa negou qualquer irregularidade relacionada ao aumento nos preços do serviço, que viu seu valor dobrar no Brasil. O plano Ultimate, por exemplo, passou de R$ 59,99 para R$ 119,90 por mês.
Em sua defesa, a gigante da tecnologia afirmou que não é obrigatório comprar pacotes adicionais para ter acesso ao serviço básico do Game Pass. De acordo com a Microsoft, todos os jogos continuam disponíveis para compra individual, independentemente do plano que a pessoa escolher. Para ilustrar isso, a empresa fez uma comparação com assinaturas de academias: “É como se o plano básico desse acesso a academias simples, enquanto o plano completo oferecesse academias de elite e serviços adicionais, como massagem. Por isso, os preços são diferentes. Não há nada de irregular nisso; são práticas de mercado comuns”, explicou a Microsoft em um comunicado.
As mudanças no Game Pass chamaram a atenção do público após a inclusão obrigatória de serviços como Clube Fortnite e Ubisoft+ Classics no pacote Ultimate, o que deixou muitos assinantes insatisfeitos. Além do aumento do plano Ultimate, os planos mais básicos também tiveram reajustes: o Essential ficou R$ 8,91 mais caro e o Premium, R$ 14,91 a mais. Essa alteração abrupta gerou protestos nas redes sociais e uma onda de cancelamentos.
A Microsoft justificou essas mudanças dizendo que o plano Ultimate foi aprimorado para oferecer mais opções e flexibilidade, buscando atender diferentes perfis de jogadores. A empresa acredita que essas alterações estão alinhadas com as práticas do mercado e visam melhorar a experiência dos assinantes.
Agora, a resposta da Microsoft será analisada pelo Procon, mas a empresa reafirma que não houve venda casada e que as mudanças nos planos fazem parte de um processo planejado para oferecer mais benefícios aos usuários. O desfecho desse caso pode impactar futuras políticas de preços e pacotes no mercado de assinaturas de jogos, que está cada vez mais competitivo e atento às reações dos consumidores.