Em março de 2023, a Microsoft garantiu que não aumentaria os preços das assinaturas do Game Pass, mesmo após concluir a compra da Activision Blizzard. Esta promessa foi feita em resposta ao CMA, órgão regulador britânico. Na época, a empresa afirmou que os preços não aumentariam como resultado da fusão e que não seriam elevados a ponto de anular os benefícios dos títulos da Activision entrando no Game Pass no dia de lançamento.
Microsoft e o aumento de preços
No entanto, a Microsoft anunciou recentemente um aumento global nos preços das assinaturas do Game Pass, afetando inclusive o Brasil. A assinatura do Xbox Game Pass Ultimate passará de R$ 49,99 para R$ 59,99 por mês a partir de setembro de 2024. Segundo a Microsoft, este aumento foi necessário devido às mudanças nas condições do mercado e para continuar oferecendo valor e ótimos jogos aos jogadores.
Contexto da Aquisição e Promessas Anteriores
A aquisição da Activision Blizzard foi concluída em outubro de 2023, e inicialmente, não houve aumentos imediatos de preços para as assinaturas do Xbox Game Pass. A decisão de aumentar os preços veio em um momento estratégico, próximo ao lançamento de grandes títulos como Call of Duty: Black Ops 6, que estará disponível no serviço desde o primeiro dia.
Reflexões e Impactos
A promessa de não aumentar os preços foi um ponto importante para a Microsoft ganhar a confiança dos consumidores e reguladores durante o processo de aquisição da Activision Blizzard. O recente aumento pode gerar desapontamento entre os assinantes dos serviços do Xbox, que contavam com a estabilidade dos preços, principalmente considerando o cenário econômico global.
Leia mais:
- Deathbound: soulslike brasileiro será lançado em agosto de 2024
- Eita! Valor do Game Pass Ultimate parece estar subindo
- Hellblade 2 ocupa a 21º no ranking de jogos do Xbox com maior receita nos EUA
- Xbox: mais 2 games para usuários do Game Pass
- Plano do Game Pass Console não estará mais disponível para novos assinantes
Estratégia de Mercado
O aumento de preços pode ser visto como uma estratégia necessária para manter a sustentabilidade do serviço, especialmente com a adição constante de novos jogos ao catálogo do Game Pass. No entanto, a empresa precisará trabalhar para manter a satisfação dos seus usuários, oferecendo novos benefícios e jogos que justifiquem o aumento.
Futuro do Game Pass
Com a mudança de preços, a Microsoft tem a oportunidade de reavaliar e possivelmente expandir os benefícios oferecidos pelo Game Pass, reforçando seu compromisso com a qualidade e a diversidade de jogos no serviço. Resta observar como a comunidade de jogadores reagirá a esta mudança e quais medidas a Microsoft tomará para manter a competitividade do Game Pass no mercado de jogos.