A Konami anunciou que Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, um clássico do PlayStation 3, finalmente vai deixar de ser exclusivo da plataforma. Mas, ao mesmo tempo, a empresa também dificultou o acesso à versão original do jogo. Recentemente, a companhia retirou o título da PlayStation Network (PSN), o que pegou muita gente de surpresa. Essa versão que saiu de circulação era a que a Konami havia lançado em 2014, que era oferecida até mesmo para os assinantes da PlayStation Plus.
Além disso, a Konami também retirou do ar as versões de Metal Gear Solid: Peace Walker para Xbox 360, PSP e PS3, sem dar muitas explicações. A situação gerou descontentamento entre os fãs, que agora precisam buscar alternativas para conseguir essas versões.
Quem já comprou algum desses jogos pode ficar tranquilo, pois ainda tem acesso a eles e pode baixá-los normalmente. Porém, para quem não adquiriu ainda, a única saída agora é procurar cópias físicas, o que pode ser um desafio, já que nem sempre é fácil encontrá-las.
### Reforço para a Nova Coletânea
A retirada de Guns of the Patriots e Peace Walker coincide com o lançamento da Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 2, programada para agosto deste ano. Parece que a Konami quer incentivar os jogadores a comprarem essa nova coletânea ao invés de investirem nas versões originais. Mas, fica a dúvida: será que quem ainda tem um PS3 guardado realmente vai querer pagar por um jogo de 2008?
No caso dos jogadores de Xbox, a situação é um pouco diferente. Antes, quem tinha um Xbox Series X|S podia comprar a versão digital de Peace Walker HD, que funcionava por retrocompatibilidade. Agora, com a remoção do jogo, a única opção é adquirir a nova coletânea, que pode sair mais cara.
Além de Metal Gear Solid 4 e Peace Walker, a nova coletânea também traz Ghost Babel, um spin-off que foi lançado para o Game Boy Color e não faz parte da linha do tempo oficial da franquia. Os fãs da série com certeza vão querer conferir o que essa coleção tem a oferecer.

