Jogos do Xbox quase atingem dez milhões em vendas no PlayStation

Jogos do Xbox venderam quase dez milhões de cópias no PlayStation em 2025, aponta relatório

A Microsoft está colhendo bons frutos com sua estratégia de lançar jogos em múltiplas plataformas. Recentemente, a Alinea Analytics divulgou que vários títulos da Xbox, em 2025, venderam mais de 100 mil cópias no PlayStation, somando milhões de unidades no console da Sony. Esses números mostram como o portfólio da Xbox está conquistando um público fora do seu universo habitual, refletindo uma mudança significativa na abordagem da empresa nos últimos anos.

Oblivion Remastered brilha no topo da lista

Um dos grandes destaques dessa pesquisa é o relançamento de The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, que lidera com impressionantes 1,1 milhão de cópias vendidas no PlayStation. Isso comprova a força da franquia The Elder Scrolls, mesmo sendo um título que nasceu no ecossistema Xbox e PC. Em seguida, temos Gears of War: Reloaded, que alcançou cerca de 572 mil cópias. Outros jogos como DOOM: The Dark Ages e Indiana Jones e o Grande Círculo também se destacaram, com 495 mil e 493 mil unidades vendidas, respectivamente.

Variedade que garante vendas constantes

Além desses sucessos, vários outros jogos da Xbox também ultrapassaram a marca de 100 mil cópias no PlayStation, mesmo com números um pouco menores. Entre eles, podemos destacar Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 com 227 mil cópias, Ninja Gaiden 4 com 206 mil, Microsoft Flight Simulator com 167 mil, Age of Empires II: Definitive Edition com 147 mil, The Outer Worlds 2 com 135 mil e Age of Mythology: Retold com 111 mil cópias. Somando tudo, esses títulos já ultrapassaram 4 milhões de unidades vendidas, sem contar o famoso Forza Horizon 5.

Fora do levantamento: Forza e Call of Duty

É bom lembrar que essa análise não incluiu jogos da série Forza e Call of Duty, que costumam ser os campeões de venda da Microsoft. O Forza Horizon 5, por exemplo, pode ter vendido mais de cinco milhões de cópias no PS5, o que, se contabilizado, poderia aumentar ainda mais os números. Já o Call of Duty: Black Ops 7 não teve estimativas de vendas divulgadas para PS5 e PS4, então não entrou na lista. Porém, a Sony já deu pistas de que o jogo fez sucesso, ao liberar uma lista com os títulos mais baixados na sua plataforma.

Estratégia “Isto é um Xbox” em ação

Esses dados reforçam a nova estratégia da Microsoft, que se resume na ideia de que “Isto é um Xbox”. A intenção é mostrar que a marca vai além de uma simples plataforma de jogos, mas sim se posiciona como uma publicadora presente em diferentes ecossistemas. Com a decisão de levar seus principais jogos para o PlayStation, a Xbox amplia seu alcance, monetiza suas franquias consagradas e diminui a dependência de hardware. Essa mudança tem se mostrado eficaz do ponto de vista comercial.

E você, o que achou dos números das vendas dos jogos do Xbox no PlayStation? Não deixe de compartilhar sua opinião! E aproveite para dar uma olhadinha na nossa Lojinha Virtual, cheia de dicas de TVs, controles, headsets e tudo que você precisa para deixar seu espaço gamer ainda mais incrível.