Exclusivos serão uma parte cada vez menor da indústria de games, segundo Phil Spencer

Imagem: Reprodução

Durante o Official Xbox Podcast em 15 de fevereiro, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, compartilhou sua visão sobre o futuro dos jogos exclusivos na indústria. Segundo Spencer, a tendência mostra que os próximos anos verão uma diminuição na importância dos títulos exclusivos para hardware específico, à medida que grandes jogos buscam alcançar audiências em várias plataformas.

A previsão de Spencer sugere uma transformação significativa na forma como jogos são desenvolvidos e distribuídos, com um foco crescente em acessibilidade e alcance. Ao invés de limitar jogos a um console ou plataforma específica, a estratégia futura pode envolver a maximização da presença de um título em todas as plataformas disponíveis.

Para os criadores de jogos, essa tendência pode abrir novas oportunidades para alcançar públicos mais amplos e diversificados, enquanto jogadores se beneficiariam de um acesso mais livre a uma gama mais ampla de experiências de jogo, independentemente da plataforma de sua escolha. Esse movimento em direção a uma indústria mais inclusiva e menos fragmentada pode também estimular inovação e criatividade entre os desenvolvedores.

Leia mais:

Apesar dessa visão de longo prazo, Phil Spencer enfatiza que o foco da Xbox continua sendo o bem-estar a longo prazo da plataforma, buscando garantir que ela permaneça atraente e expansiva para jogadores e desenvolvedores. A estratégia de lançar exclusivos no primeiro dia no Xbox Game Pass é um exemplo de como a empresa pretende manter uma oferta competitiva e valiosa para seus assinantes.