Ex-diretor da Arkane Austin ficou surpreso com fechamento do estúdio

Former Arkane Austin Director Was 'Shocked' That Xbox Closed The Studio After Redfall

Em uma entrevista recente, Harvey Smith, um dos grandes nomes da indústria de jogos e ex-líder da Arkane Austin, compartilhou sua surpresa ao saber que a Microsoft decidiu fechar o estúdio responsável por títulos como Dishonored e Prey. Essa decisão veio após o lançamento, considerado decepcionante, do shooter cooperativo Redfall. Durante uma participação no podcast My Perfect Console, Smith não escondeu seu choque ao receber a notícia em maio de 2024.

Ele comentou que a Arkane sempre fez “um trabalho realmente bom” e que ficou surpreso com a decisão da Xbox. “Os esforços criativos são imprevisíveis”, disse ele. “Cada empresa toma decisões por suas razões, […] e muitas vezes eu não concordo com elas. Mas o principal choque foi que esse estúdio criou Dishonored, junto com o estúdio de Lyon, e depois produziu Prey. Estávamos trabalhando em Redfall durante a pandemia, enquanto a indústria explorava jogos como serviço. É o que é. Esforços criativos são realmente imprevisíveis.”

Um pouco mais de um ano atrás, Raphael Colantonio, um dos fundadores da Arkane, havia sido mais direto ao criticar o fechamento da filial de Austin, chamando a decisão de “estúpida” e “não inteligente” por parte da Microsoft. Smith é um pouco mais contido em suas declarações, mas o sentimento de surpresa em relação ao fechamento repentino em 2024 ainda permanece.

Em nossa cobertura mais recente sobre Redfall aqui no Pure Xbox, falamos sobre um fã que finalmente conseguiu um reembolso físico pela DLC cancelada do jogo em 2025, mais de um ano após a última atualização. Sem dúvida, a trajetória de Redfall tem sido cheia de reviravoltas.

E você, o que acha das novas declarações de Smith sobre Redfall? Compartilhe suas opiniões sobre toda essa história aqui embaixo!