Estúdios como Square Enix e Bandai Namco ameaçam OpenAI

Créditos: Divulgação/Bandai Namco

A OpenAI, conhecida por seus avanços em inteligência artificial, está enfrentando uma situação delicada. Após anos utilizando uma infinidade de conteúdos da internet para treinar seus modelos, a empresa agora recebe um aviso de processo por parte de gigantes do entretenimento, como a Square Enix e a Bandai Namco. Essas companhias, através da Associação de Distribuição de Conteúdo no Exterior (CODA), exigem que a OpenAI interrompa o uso de suas propriedades intelectuais para criar vídeos com o sistema Sora 2.

Além das duas desenvolvedoras mencionadas, a CODA também representa outros nomes importantes, como a Kadokawa, que é dona da From Software, e a Cygames. Elas afirmam que, se os conteúdos que violam seus direitos autorais não forem removidos, não hesitarão em tomar medidas legais contra a OpenAI. Esse aviso, embora sério, não chega a ser uma surpresa, especialmente considerando o burburinho que o Sora 2 tem gerado desde seu lançamento. Assim que a plataforma foi ao ar, vídeos curtos reproduzindo fielmente séries como Pokémon e várias propriedades da Nintendo começaram a pipocar na internet.

A CODA foi criada em 2002 e tem como principal missão combater a pirataria de filmes, músicas, animes e programas de TV produzidos no Japão. Curiosamente, mesmo com grandes nomes do setor, a Nintendo não faz parte dessa associação. Segundo a CODA, a presença de personagens populares no Sora 2 se deve ao fato de o sistema ter sido treinado com conteúdos protegidos por direitos autorais. O grupo destaca que a replicação durante o aprendizado de máquina pode ser uma violação legal, conforme as leis japonesas.

Quando os vídeos de Pokémon começaram a viralizar, Sam Altman, CEO da OpenAI, ficou surpreso com a situação, algo que pareceu inesperado apenas para ele. Ele se comprometeu a oferecer às marcas e empresas um maior controle sobre como suas propriedades são utilizadas na plataforma, além de prometer controles adicionais que usuários comuns não têm. A questão agora é como a OpenAI irá lidar com esse desafio e o que isso significa para o futuro do uso de IA em criações de conteúdo.