A Techland, conhecida por sua famosa série Dying Light, teve algumas ideias bem ousadas entre o primeiro jogo e sua sequência. Uma delas foi transformar a franquia em um frenético jogo de corrida com parkour e zumbis, mas essa proposta não avançou por falta de inovação. Essa ideia, chamada Dying Light: Hellrunners, foi um experimento que buscava romper com tudo que tínhamos visto até então na série, mas acabou não chegando ao público.
A franquia Dying Light sempre se destacou por três aspectos principais: o combate intenso corpo a corpo, a fluidez do parkour e o ciclo dinâmico entre dia e noite, que muda completamente a atmosfera do jogo. O mais recente lançamento, Dying Light: The Beast, mantém essa mesma essência. No entanto, como revelou uma matéria do Insider Gaming, a trajetória da série poderia ter tomado um rumo bem diferente.
Tymon Smektala, diretor da franquia, compartilhou que Hellrunners foi pensado como um jogo de corrida repleto de adrenalina. A ideia era simples, mas audaciosa: transformar a experiência de parkour e a luta contra zumbis em uma corrida infinita, com cenários gerados proceduralmente, focando em ritmo e reflexos rápidos. Eles até consideraram a possibilidade de criar níveis, para evitar aquela sensação de jogo casual, imaginando algo como um Canabalt modernizado, mas com muito mais caos e velocidade.
Porém, a magia não durou muito. Após testar vários protótipos, a equipe percebeu que faltava algo que realmente desse uma identidade única ao Hellrunners em meio a tantos outros jogos do gênero. Smektala foi direto ao ponto: “Percebemos que não havia muito espaço para inovar ou reinventar a fórmula.” Assim, o projeto foi colocado de lado, e a equipe decidiu focar suas energias no desenvolvimento de Dying Light 2.
Ele também esclareceu que não havia relação entre Hellrunners e os Nightrunners, uma facção que ganharia destaque mais tarde em Dying Light 2: Stay Human. A semelhança nos nomes foi apenas uma coincidência. Enquanto isso, Dying Light: The Beast já está disponível para PS5, Xbox Series X/S e PC desde 18 de setembro de 2025 e continua recebendo atualizações. A Techland também confirmou que vai continuar dando suporte a Dying Light 2. Quanto a um novo jogo da série, o futuro ainda é incerto, mas as ideias para novas aventuras não faltam.

