Diretor financeiro da Microsoft admite que receita do Xbox ficou aquém do esperado no segundo trimestre do FY26

Microsoft CFO Admits Xbox Revenue Was 'Below Expectations' In FY26 Q2

Na noite passada, a Microsoft divulgou os resultados financeiros referentes ao período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2025, conhecido como FY26 Q2. Infelizmente, as notícias não foram muito animadoras para o Xbox. A empresa destacou a força da “Nuvem e IA”, assim como fez na divulgação anterior, mas os números revelaram uma queda de 5% na receita de conteúdo e serviços do Xbox em comparação ao mesmo período de 2024. Além disso, a receita de hardware despencou 32%.

Durante uma conferência após a divulgação, a CFO da Microsoft, Amy Hood, admitiu que a receita de conteúdo e serviços do Xbox ficou abaixo das expectativas. Essa queda parece estar ligada ao desempenho excepcional de títulos de primeira linha no ano anterior. “No setor de games, a receita caiu 9% em moeda constante. A receita de conteúdo e serviços do Xbox teve uma queda de 5%, abaixo das expectativas, influenciada pelo conteúdo de primeira linha que impactou toda a plataforma”, comentou Amy.

Se olharmos para o período de outubro a dezembro de 2024, notamos alguns lançamentos de peso, como Call of Duty: Black Ops 6, Microsoft Flight Simulator 2024 e Indiana Jones and The Great Circle. É compreensível que esses títulos tenham se saído melhor do que jogos como Keeper, Ninja Gaiden 4, The Outer Worlds 2 e Call of Duty: Black Ops 7, que foram lançados em 2025.

Sobre o desempenho do hardware do Xbox, não houve muitos detalhes na conferência, exceto uma sugestão de que a queda continuará no FY26 Q3. A empresa acredita que a receita de conteúdo também terá uma leve diminuição. Importante lembrar que esses números se referem a comparações ano a ano, e não de trimestre a trimestre. De qualquer forma, o Xbox parece não se preocupar tanto com o desempenho do hardware neste momento, especialmente até o lançamento de um novo console.

Para a Microsoft, a prioridade é a receita de conteúdo e serviços, e essa queda de 5% não é alarmante. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, enfatizou o sucesso do PC e do Xbox Cloud Gaming durante o FY26 Q2. Ele destacou: “Estamos comprometidos em oferecer ótimos jogos em Xbox, PC, nuvem e em todos os outros dispositivos, e vimos um número recorde de jogadores no PC e horas de streaming pagas no Xbox.”

Essas informações refletem um momento de transição e adaptação no cenário dos games. É um momento interessante para se acompanhar o que vem por aí!