Diretor de NieR comenta a escassez de lançamentos recentes

Créditos: Divulgação/Square Enix

Após o sucesso estrondoso de Nier: Automata em 2017, muitos fãs esperavam que Yoko Taro, o diretor do jogo, mergulhasse em novos projetos grandiosos. Mas, na verdade, desde então, seu trabalho mais visível tem sido a trilogia Voice of Cards, que não teve tanto destaque no catálogo da Square Enix. Em uma conversa com a 4Gamer, Taro comentou sobre a realidade da sua carreira, revelando que não é por falta de esforço que ele não está trabalhando em grandes produções.

Ele explicou que, apesar de ter se dedicado a diversas ideias e projetos, muitos deles acabaram sendo cancelados. “Na verdade, eu estive fazendo algumas coisas, mas elas nunca acabam vendo a luz do dia”, disse Taro. Ele ainda completou que, embora tenha sido pago por esses trabalhos, o público pode pensar que ele não está ativo por conta da ausência de lançamentos.

Desde o lançamento de Nier: Automata, Taro também participou do anime da série e do remake de Nier Replicant. Mesmo tendo recebido créditos especiais em Final Fantasy XVI, ele não tem seu nome associado a nenhum jogo desde 2023. Essa situação, que pode parecer incomum, na verdade é bastante comum na indústria de games. Hoje em dia, um projeto pode levar pelo menos cinco anos para ser finalizado, e quando um jogo é cancelado, muitos anos de trabalho são perdidos sem que os desenvolvedores possam falar sobre isso.

Além disso, acordos de confidencialidade muitas vezes impedem os profissionais de incluírem esses projetos em seus portfólios. Para Yoko Taro, isso não é um grande problema, já que ele é uma figura pública, mas para outros profissionais da indústria, pode ser complicado justificar lacunas em seus currículos.

No final das contas, Taro afirma que não se sente triste por não ter lançado novos jogos recentemente. Para ele, é melhor que os projetos em que ele se envolve sejam cancelados do que lançar algo que não agrade ao público. Essa perspectiva é um lembrete de que, por trás das telas e dos jogos que amamos, existem desafios e realidades complexas que os desenvolvedores enfrentam diariamente.