Nos jogos, sempre surgem algumas polêmicas, e uma que volta e meia aparece é o uso da famosa “tinta amarela”. Esse recurso, que serve como um guia visual, é frequentemente discutido, especialmente em títulos de grande sucesso. Recentemente, Naoki Hamaguchi, o diretor de Final Fantasy VII Rebirth, comentou sobre isso em uma entrevista ao Games Radar+. Ele admite que, apesar de algumas pessoas acharem esse recurso incômodo, ele é, em muitos casos, essencial.
Hamaguchi explicou que muitos desenvolvedores experimentam diferentes abordagens para descobrir o que funciona melhor em seus jogos. Para ele, a tinta amarela ajuda os jogadores a entenderem para onde devem ir e o que podem interagir no ambiente. Ele reconhece que essa solução pode não ser a mais elegante, mas é preferível a deixar os jogadores perdidos e frustrados.
O diretor também refletiu sobre a forma como esses indicadores visuais são utilizados. Para ele, não existe uma única maneira ideal de aplicar esse recurso, e é normal que haja debates sobre como isso deve ser feito. Hamaguchi afirmou que, ao longo de várias sessões de teste, percebeu que a falta de sinais visuais pode causar confusão. A intenção é sempre melhorar a experiência do jogador, evitando que ele fique vagando sem saber o que fazer.
Atualmente, Hamaguchi está focado na finalização do remake de Final Fantasy VII, que promete trazer melhorias nas mecânicas de combate e algumas mudanças na jogabilidade. Fica a expectativa para ver se a famosa tinta amarela será mantida ou se o jogo encontrará maneiras mais sutis de guiar os jogadores.

