Digital Foundry analisa a versão de Silent Hill 2 para Xbox Series S

Digital Foundry Looks At Silent Hill 2's 'Fascinating' Xbox Series S Port, Compares It With Series X & PS5

Silent Hill 2 finalmente chegou ao Xbox no mês passado, após um ano de espera. A expectativa era grande, e logo após o lançamento, começaram a surgir comparações entre as versões do Xbox Series X|S. Agora, a equipe da Digital Foundry analisou as duas versões e trouxe suas impressões.

Para resumir, a versão do Xbox Series X se equipara basicamente à versão base do PS5 de 2024, o que não é uma surpresa, considerando o quão parecidos são os dois consoles. Porém, a versão do Series S apresenta algumas limitações. O desenvolvedor Bloober Team decidiu cortar o modo a 60FPS e reduzir a qualidade do modo a 30FPS, a fim de entregar uma versão que funcione bem no sistema digital-only da Microsoft.

Desempenho do Xbox Series X

A análise revela que o Xbox Series X se aproxima bastante da versão base do PS5, tanto em resolução quanto em desempenho. O modo de qualidade a 30FPS utiliza uma técnica chamada DRS (Dynamic Resolution Scaling) que faz a resolução variar entre 1224p e 1512p, mantendo uma taxa de quadros quase estável em 30FPS. Claro, há algumas quedas momentâneas durante a movimentação e variações na resolução de efeitos, mas, no geral, a experiência é sólida.

Desafios do Xbox Series S

Já no Series S, a situação é um pouco mais complicada. Essa versão é limitada a apenas um modo visual, que fixa a taxa de quadros em 30FPS e rende nativamente a 1280×720, sem ajustes dinâmicos de resolução. Isso significa que a qualidade visual é comprometida. Os efeitos de iluminação baseados em Lumen, por exemplo, têm resolução reduzida, resultando em reflexos menos nítidos em superfícies como poças d’água e pisos de madeira. Embora uma forma de iluminação global esteja ativada, a configuração de reflexão é bastante reduzida se comparada aos modos de 60FPS dos outros consoles.

Considerações Finais da Digital Foundry

A Digital Foundry conclui que a escolha de limitar o Series S ao modo de 30FPS pode ter sido uma estratégia para preservar a estética característica de Silent Hill 2, que depende bastante da atmosfera enevoada criada pelo Lumen. Apesar das limitações, o jogo consegue manter a essência no Series S.

O Xbox Series X, como esperado, oferece uma experiência similar à do PS5, com dois modos de jogo. É interessante ver como cada console lida com um título tão icônico. E você, o que achou dessa análise? Vamos conversar sobre Silent Hill 2 no Xbox!