Digital Foundry analisa a demo do remake de Final Fantasy 7 para Xbox

Recentemente, a Square Enix lançou uma demo de Final Fantasy 7 Remake para os consoles Xbox Series X|S, e logo surgiram vídeos comparativos que nos deram uma ideia de como o jogo está se saindo nessas plataformas. A equipe do Digital Foundry fez uma análise mais aprofundada do novo port de FF7, comparando-o também com as versões do PS5 e do Nintendo Switch 2.

Na análise inicial, eles notaram que a versão para o Xbox Series X tem uma “configuração visual idêntica à do PS5” em ambos os modos, 30 e 60 quadros por segundo. Isso significa que a contagem de pixels, características visuais e outros detalhes são praticamente os mesmos. Já os modos 4K/30FPS e 1512p/60FPS do Series X caem para 1440p e 1080p no Xbox Series S, respectivamente. Curiosamente, em algumas situações, a versão do Switch 2 parece melhor, mesmo com uma resolução mais baixa, possivelmente devido ao uso de upscaling por inteligência artificial no console da Nintendo.

O Digital Foundry comentou sobre essas novas versões do Final Fantasy 7 Remake: “Testamos as versões do Xbox Series X/S da mesma demo, que também chegou a esses consoles esta semana. Ambos oferecem dois modos gráficos: ‘gráficos’ e ‘performance’, assim como no PS5. Os modos visam 30fps a uma resolução de 2160p e 60fps a 1512p, respectivamente, e ambos mantêm suas taxas de quadros durante os testes que fizemos.”

A versão do Series X mostrou a mesma configuração visual do PS5, mas o Series S apresentou resoluções de 1440p e 1080p em seus modos gráficos e de performance, respectivamente, com configurações gráficas que parecem comparáveis. Durante os testes iniciais, a equipe ficou surpresa ao notar que a saída de 1440p no Series S não parecia tão nítida quanto a do Switch 2 a 1080p. Isso pode ser atribuído ao TAA (Temporal Anti-Aliasing) da Unreal Engine 4 e ao DLSS (Deep Learning Super Sampling) do Switch 2, que resultam em características de qualidade de imagem diferentes, pelo menos em capturas de tela.

Para quem está curioso, esses comparativos estão disponíveis em vídeo, e o Digital Foundry promete trazer mais detalhes sobre essas versões em janeiro, quando tiverem a chance de jogar o restante do game.