A série Grand Theft Auto (GTA), que começou sua jornada em 1997, se tornou um verdadeiro fenômeno por suas histórias e cenários que satirizam a vida nos Estados Unidos. Mas você sabia que, antes de se fixar no país, a franquia já fez algumas paradas em Londres? Em duas expansões do primeiro jogo, chamadas London 1969 e London 1961, os jogadores eram transportados para a terra da rainha, mergulhando em uma onda de crimes na capital britânica.
Agora, mais de 25 anos depois, a possibilidade de uma nova visita a Londres não parece muito realista — pelo menos, até que se confirmem os boatos de que o modo online de GTA 6 será vasto e poderá incluir diversos países. Dan Houser, um dos fundadores da Rockstar Games, comentou sobre essa questão em uma entrevista com Lex Friedman. Ele revelou que a razão pela qual a série se manteve tão ligada aos Estados Unidos é bem simples: os jogos têm elementos que refletem profundamente as características da América do Norte.
Para Houser, levar GTA para outro país seria uma tarefa complicada. Ele destacou que não se trata apenas de contar histórias ou criar personagens, mas também da necessidade de incluir certos elementos que são essenciais para a série, como as armas e os personagens excêntricos. Ele acredita que a visão que a franquia traz sobre os Estados Unidos é uma “perspectiva externa”, já que ele e seu irmão Sam são britânicos. Curiosamente, embora a sede principal da Rockstar esteja em Nova York, grande parte da série foi desenvolvida na Rockstar North, localizada em Edinburgo, na Escócia.
“A série sempre foi muito sobre a América, mas sob a ótica de um estrangeiro”, explicou Houser. Ele argumentou que essa abordagem é uma das razões pelas quais GTA funcionou tão bem, e que, se fosse ambientada em outro lugar, poderia não ter o mesmo impacto. Após anos de trabalho na empresa, Dan Houser deixou a Rockstar em março de 2020.
Durante a mesma conversa, ele também falou sobre outros projetos que a Rockstar abandonou. Um deles foi Agent, que não conseguiu encontrar um caminho viável. Além disso, o projeto Bully 2 não avançou devido à falta de recursos e mão-de-obra necessária para desenvolvê-lo. Assim, a Rockstar continua focada em suas franquias de sucesso, enquanto os fãs aguardam ansiosamente por novidades.

