Chefe de Borderlands afirma que games carecem de grande arte

Créditos: Divulgação/Gearbox Software

Randy Pitchford, o conhecido líder da Gearbox Software, sempre traz opiniões que geram debates. Recentemente, ele comentou que a indústria de games ainda tem um longo caminho a percorrer antes de conseguir criar verdadeiras obras-primas. Em uma entrevista ao Shacknews, Pitchford destacou que o mercado dos jogos continua em desenvolvimento e aprendendo a fazer as coisas de forma mais eficaz.

Ele explicou que criar um jogo do tipo Triple A exige não apenas tempo, mas também uma dose considerável de talento. Para ele, o investimento financeiro e humano necessário é tão grande que só faz sentido se todos os envolvidos acreditarem realmente no projeto. “Todo mundo precisa compartilhar essa visão, caso contrário, não vai funcionar. E eu adoro estar nesse meio, porque estamos apenas começando”, disse ele, referindo-se à indústria como um todo.

Pitchford também fez uma comparação interessante, afirmando que ainda não temos um Cidadão Kane, Jurassic Park ou Star Wars nos videogames. “Estamos apenas começando a descobrir tudo isso. E é um processo divertido”, acrescentou ele, reconhecendo que, apesar de Borderlands ser uma série popular, ainda não alcançou esse nível de excelência.

Vale destacar que sua declaração é um tanto polêmica, especialmente quando consideramos que o primeiro jogo comercial foi lançado há mais de 54 anos. Embora os games sejam uma forma de arte mais jovem do que o cinema ou a televisão, afirmar que ainda estamos na infância desse meio pode soar um pouco exagerado.

Enquanto isso, a equipe da Gearbox continua trabalhando em melhorias para Borderlands 4. Recentemente, o jogo recebeu uma atualização significativa, prometendo melhorias de até 10% no desempenho da versão para PC. Isso contrasta com as afirmações anteriores de Pitchford, que, na estreia do jogo, disse que a otimização estava boa e que o problema era o hardware dos usuários. Um vídeo do canal McBenchmarkPC mostrou que, na verdade, o jogo ainda tem bastante espaço para melhorias e pode ser considerado pesado até mesmo para as máquinas mais potentes.

É interessante acompanhar como a indústria dos games está em constante evolução, assim como as opiniões de quem a lidera. Cada nova atualização e cada novo jogo nos trazem mais perguntas sobre o que está por vir e como essa forma de arte vai se desenvolver nos próximos anos.