Em um movimento surpreendente que sacudiu a indústria de video games, a Microsoft anunciou que demitirá 899 funcionários da Activision Blizzard como parte de uma ação para reduzir custos. Este corte de pessoal, previsto para 30 de março de 2024, insere-se em um plano mais amplo que prevê a demissão de 1900 funcionários das equipes da Activision Blizzard, ZeniMax, e do Xbox.
A notícia foi divulgada por Phil Spencer em um comunicado que destacou a concessão de benefícios de indenização aos funcionários afetados.
“A Activision Blizzard vai demitir 899 funcionários em diferentes locais na Califórnia em 30 de março de 2024. Esta ação faz parte das demissões previamente anunciadas de 1.900 funcionários e foi oficialmente registrada junto ao estado da Califórnia, conforme o aviso de demissão da Califórnia.”
Esta decisão faz parte de uma série de medidas adotadas pela Microsoft visando a reestruturação e otimização de custos. Além das demissões, foi confirmado o cancelamento do projeto Odyssey, um novo jogo de sobrevivência da Blizzard que estava em desenvolvimento.
Este cancelamento e as demissões marcam um período de transições significativas para a empresa, refletindo as mudanças no panorama global da indústria de jogos.
Leia mais:
- Com relatos impactantes, Bobby Kotick encerra ciclo na Activision Blizzard
- Conquistas de 2023 elevam a liderança da Activision Blizzard
- Sony teme avanço do Xbox após compra da Activision Blizzard
Estas demissões e o cancelamento de projetos como Odyssey são indicativos das pressões enfrentadas pelas grandes empresas de video games para se adaptarem a um mercado em constante evolução. Vamos aguardar pra ver o que essas demissões em massa, junto às potenciais mudanças nas diretrizes e estratégias comerciais da própria Microsoft, vão afetar a marca Xbox e o mercado de games como um todo.