Em um mundo onde as plataformas de jogos online como o Xbox Game Pass, da Microsoft, estão se tornando cada vez mais populares, jogadores de Xbox podem ter se surpreendido com uma notícia um tanto desanimadora: Baldur’s Gate 3, o renomado CRPG, não estará disponível no serviço. A afirmação vem diretamente de Swen Vicke, fundador da Larian Studios, produtora do jogo.
O olhar do produtor
Durante uma entrevista recent, Vicke explicou que a ausência de Baldur’s Gate 3 no Game Pass é intencional, definindo a questão como “sensível”.
Nós sempre falamos que o jogo não chegaria ao Game Pass, afirmou o CEO.
Ele argumenta que Baldur’s Gate 3 é um investimento de grande porte, portanto, acredita que haja um preço justo a ser pago para desfrutar desse título. Vicke destaca ainda que Baldur’s Gate 3 não inclui micro-transações: uma vez comprado, o jogador tem acesso total.
Desde o início, é um jogo muito completo, então acredito que ele deve ser capaz de existir como está. Isso permite que continuemos a produzir outros jogos, disse.
Vale destacar que, o jogo, desde sua estreia, causou um grande impacto na indústria de jogos devido à sua jogabilidade finamente ajustada, gráficos impressionantes e história envolvente. Ele ganhou rápida popularidade entre os jogadores de todo o mundo, transformando-se em um título de sucesso tanto em termos de crítica quanto de vendas.
Um desacordo nas negociações
As especulações mencionadas parecem se referir a uma situação potencialmente complicada durante os estágios iniciais de negociação entre a Microsoft e Vicke, possivelmente ligada ao lançamento do Baldur’s Gate 3 no Game Pass.
O termo “questão sensível” pode sugerir uma disputa ou mal-entendido decorrente de uma proposta de negócio que Vicke pode ter considerado inadequada ou insatisfatória. No caso em questão, as pessoas comentam que a Microsoft pode ter ofertado um valor abaixo do esperado para adicionar o jogo Baldur’s Gate 3 ao seu serviço, o Game Pass.
Em um acréscimo que coincide com o cronograma apresentado, em setembro, parece que e-mails vazados durante o processo de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft vieram à tona. Estes e-mails continham declarações polêmicas que categorizavam o Baldur’s Gate 3, um jogo do estilo CRPG, criado pela Larian Studios, como um jogo de “segunda categoria”. Isso pode implicar que a Microsoft estava avaliando esse jogo como menos importante ou menos valioso do que outros títulos de primeira linha.
Curiosamente, menciona-se que a Larian Studios, a desenvolvedora do Baldur’s Gate 3, teria chegado à mesma compreensão da situação. Isto pode indicar que a Larian Studios viu algum mérito em tal categorização, ou pelo menos estava de acordo com a avaliação feita pela Microsoft. Quais os possíveis efeitos dessa situação e como isso pode influenciar futuras relações entre empresas e lançamentos de jogos é uma incógnita neste momento.
Um preço estimado abaixo do merecido
Uma informação adicional que merece atenção diz respeito ao preço estabelecido para a inclusão do popular jogo Baldur’s Gate 3 no serviço de assinatura Game Pass. A quantia proposta chegou à cifra de aproximadamente 5 milhões de dólares.
Esse valor, porém, gerou reflexões e debates acalorados entre os entusiastas e experts do setor de jogos. Muitos consideram a quantia de 5 milhões de dólares subestimada, especialmente quando se considera o desempenho excepcional de Baldur’s Gate 3 após seu lançamento.
Após todos os desdobramentos da negociação, parece que os fãs do console Xbox e assinantes do Game Pass terão que lidar com a ausência de Baldur’s Gate 3 na plataforma. A atitude da Larian Studios provoca reflexões acerca da dinâmica de mercado dos jogos online e propõe um debate sobre o valor real dos produtos nesta indústria.
Leia mais:
- Baldur’s Gate 3: confira a odisseia do Jogo do Ano no Xbox
- O mais recente jogo do Xbox Game Pass Ultimate está sendo altamente elogiado
- Xbox Game Pass Gratuito? Confira o que a Microsoft está planejando!