Diretor da Larian Studios fala sobre papel dos gamers na indústria

Imagem: Reprodução

Swen Vincke, diretor da Larian Studios, responsável pelo sucesso de Baldur’s Gate 3, tem se manifestado sobre o estado atual da indústria dos games. Em uma entrevista ao Game Pressure, Vincke discutiu como os jogadores são fundamentais para mover o mercado de jogos, criticando as práticas de desenvolvimento focadas em prazos rígidos e lucro acima da qualidade.

Vincke destacou que a filosofia de desenvolvimento da Larian sempre foi criar jogos para os jogadores. Ele acredita que a indústria deveria adotar uma abordagem semelhante, onde as decisões são tomadas por pessoas que realmente jogam e entendem os jogos. “Se você tem alguém que toma decisões e não joga nenhum jogo, não acho que deveria tomar decisões sobre quais jogos estão sendo feitos”, afirmou Vincke.

Larian Studios: diretor fala sobre pressão por prazos

O diretor também criticou a pressão por finalizar jogos dentro de períodos específicos, algo que ele vê como prejudicial para a qualidade dos jogos. Ele enfatizou que, embora não queira dizer que toda a indústria está corrompida, há muitas práticas que poderiam ser melhoradas. Vincke sugere que focar no desenvolvimento de jogos de qualidade pode ser tão lucrativo quanto buscar dobrar ou triplicar os lucros.

Leia mais:

A abordagem da Larian Studios, de desenvolver jogos para os jogadores e não apenas para cumprir prazos ou aumentar lucros, pode servir como um exemplo positivo para a indústria de games. Baldur’s Gate 3 é uma prova de que jogos desenvolvidos com essa filosofia podem ser tanto um sucesso crítico quanto comercial.

Vale lembrar que Baldur’s Gate 3 está disponível para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC via Steam e Epic Games.