Quando ARK 2 foi anunciado lá em 2020, a expectativa era alta. O Studio Wildcard tinha um plano bem claro e o lançamento estava programado para 2023. Mas, cinco anos depois, a realidade é bem diferente. Agora, o estúdio projeta lançar a sequência apenas em 2028, e promete que será algo bem distinto do que imaginamos na época.
Em uma postagem no site da Epic Games, a desenvolvedora explicou que esse atraso se deve ao tempo necessário para aprender novas tecnologias e mecânicas de jogo. Jeremy Steiglitz, cofundador do Studio Wildcard, comentou que “aprender sobre a tecnologia e as mecânicas parecia, para nós, mais seguro do que simplesmente tentar e lançar um produto separado chamado ARK 2”.
Enquanto isso, o estúdio está trabalhando em Survival Ascended, que é um remake completo do primeiro jogo da série. Esse projeto está sendo uma oportunidade para a equipe explorar como construir mundos usando a mais recente versão da Unreal Engine. Steiglitz também mencionou que a expansão Legacy of Santiago, prevista para 2027, funcionará como uma ponte entre o primeiro jogo e ARK 2.
A presença de Vin Diesel no jogo é um mistério. Quando ARK 2 foi anunciado, ele era um dos grandes destaques do trailer e das imagens promocionais. Porém, Steiglitz afirmou que a participação do ator não está garantida. Ele pode ter um papel grande ou, por outro lado, nem aparecer. Isso vai depender do interesse de Vin Diesel em se envolver no projeto enquanto o Studio Wildcard se dedica a ele.
O executivo ainda revelou que o estúdio está explorando duas narrativas diferentes para o jogo e escolherá uma delas com base na disponibilidade do ator. “Legacy of Santiago vai nos permitir explorar muitas mecânicas que queremos usar em ARK 2, mas tirando um pouco do risco disso”, explicou. Ele acredita que, ao lançar um jogo ao vivo, será possível coletar feedbacks e ajustar a experiência antes do lançamento final.
Entretanto, considerando que o Studio Wildcard nem sempre cumpre os prazos, a data de 2027 para a expansão pode ser, na verdade, um pouco otimista. Quando Legacy of Santiago finalmente chegar, o estúdio pode já ter mudado seus planos novamente, e quem sabe até reconsiderar a ideia de uma sequência numerada.

