Arc Raiders: Owen Mahoney alerta para o fim da era AAA

O ex-CEO da Nexon, Owen Mahoney, trouxe à tona uma discussão super relevante sobre o futuro dos jogos, especialmente os AAA. Em uma conversa descontraída com o The Game Business, ele afirmou que o modelo atual de desenvolvimento está, de certa forma, “no fim da linha”. Segundo ele, a indústria dos games pode e deve aprender com a maneira inovadora da Embark Studios, a criadora do jogo Arc Raiders.

Mahoney não hesitou em apostar na Embark, e mesmo diante da resistência de investidores que viam a compra de um estúdio sem lucros e sem lançamentos como arriscada, ele persistiu. E olha que a escolha dele se provou acertada com o sucesso de Arc Raiders, que está chamando a atenção do mercado.

### A Força da Embark

Owen Mahoney destaca que a grande sacada por trás de sua aposta na Embark foi a qualidade da equipe. Com veteranos da DICE, conhecidos por criar a franquia Battlefield, e liderados por Patrick Söderlund, ex-diretor da EA, a confiança estava bem fundamentada. Mahoney já havia participado da aquisição da DICE no passado, o que lhe conferiu uma visão privilegiada sobre o potencial do grupo. Ele também mencionou o desempenho de The Finals, que foi lançado em 2023 e teve um impacto grande, com quase 20 milhões de downloads. Embora a base de jogadores tenha diminuído rapidamente, Mahoney elogiou a agilidade da equipe em identificar e resolver os problemas.

### A Decisão que Mudou o Jogo

No início, Arc Raiders seria o jogo de estreia da Embark, mas após testes internos, eles perceberam que a mecânica não estava divertida o suficiente e decidiram cancelar o projeto. Para Mahoney, essa escolha reflete a filosofia da Embark: “Jogos são sistemas. Você percebe quando algo funciona e quando não funciona. Quando você entende isso, as decisões são tomadas rapidamente.”

### Tecnologia a Favor da Diversão

Um dos pontos que Mahoney enfatiza é como a Embark usa tecnologia de maneira inteligente. Em vez de focar em gráficos superrealistas, o estúdio priorizou a mecânica do jogo. O mundo de Arc Raiders foi criado com scanners a laser e dados de satélite, o que agiliza o desenvolvimento e permite que a equipe se concentre na experiência do jogador. Ele acredita que priorizar a diversão deve ser a norma, não a exceção: “Investir em gráficos é secundário. O que realmente importa é a diversão, e decisões como essa são raras.”

### A Crise dos Jogos AAA

Mahoney também fez uma crítica ao medo que permeia as grandes empresas do setor. Para evitar erros e discussões internas, muitos estúdios acabam seguindo fórmulas seguras e cada vez mais caras, o que pode comprometer sua própria sustentabilidade. Ele vai além e diz que a indústria dos jogos AAA está “estruturalmente no seu fim” e que, se não houver uma mudança significativa, o colapso será ainda mais grave do que já estamos vendo.

Ele compara o momento atual a revoluções anteriores no mercado, como Minecraft e Clash Royale, que mudaram a forma como pensamos sobre jogos e abriram novas possibilidades inesperadas.

### A Revolução da Inteligência Artificial

Apesar de suas críticas, Mahoney vê um futuro promissor com a inteligência artificial. Ele acredita que, assim como a internet revolucionou a indústria no passado, a IA pode ser o próximo grande divisor de águas. Para ele, a indústria está tão focada nas demandas do dia a dia que não consegue enxergar o que vem a seguir. Jogos como Arc Raiders demonstram que ainda é possível inovar e que isso é mais do que necessário.