Análise: controle da Hyperkin para Xbox é bom e acessível

Review: Want A PS5 Controller For Xbox? Hyperkin's 'The Competitor' Is Good And Affordable

Lá se foi o tempo em que eu diria que usaria um controle de PlayStation no Xbox. Na verdade, a disposição dos analógicos sempre foi um fator decisivo para mim. Quando os sticks começaram a dominar como o principal método de controle nas gerações do PS2 e PS3, o layout do Xbox passou a fazer muito mais sentido e era bem mais confortável nas minhas mãos. Mas, surpreendentemente, hoje em dia tenho curtido usar controles de PlayStation, e isso se aplica também ao “The Competitor” da Hyperkin no meu Xbox Series X. Esse controle foi pensado para proporcionar uma experiência no estilo PlayStation, mas com um preço bem acessível.

O primeiro ponto a destacar é que o “The Competitor” é um controle com fio, mas a qualidade do cabo USB-C que vem com ele me impressionou. Ele tem 3 metros de comprimento, o que me permite me mover à vontade pela sala sem esbarrar em nada. Confesso que a praticidade do cabo longo me fez querer usar o controle com mais frequência.

Quando pego o “The Competitor”, a sensação é bem agradável. Ele tem grips texturizados que se encaixam nas palmas das mãos e sticks de alta qualidade que também possuem um toque texturizado. O d-pad dividido é um pouco macio demais para o meu gosto, mas ainda assim prefiro ele ao d-pad padrão dos controles do Xbox. Os botões trazem uma sensação familiar, embora não façam aquele som tão característico de clique que estamos acostumados. Os gatilhos são bem legais, mas são levemente texturizados e não se destacam tanto quanto os do controle oficial do Xbox. Já os botões LB e RB são parecidos, mas não tão largos quanto os do design tradicional do Xbox.

Usei o “The Competitor” por cerca de uma semana em jogos como Fable e High on Life 2, e posso dizer que não senti vontade de voltar para os meus controles do Xbox. Como não tenho um PlayStation 5, a experiência de jogar com esse layout um pouco diferente é bastante interessante. A construção sólida e a sensação agradável do “The Competitor” têm me atraído a incluir ele na minha rotação de jogos.

Claro, não posso deixar de mencionar duas pequenas reclamações. A primeira é que o botão central do Xbox, que serve como guia, parece um pouco mole. A segunda é que, de vez em quando, acabo pressionando os dois botões de trás perto das empunhaduras. Mas isso tem solução: existe um pequeno interruptor de bloqueio de cada lado que permite desativá-los se preferir.

Quando olhei online, o “The Competitor” estava sendo vendido por cerca de R$ 250,00 a R$ 300,00 em diferentes lojas, e acho um preço justo para um controle confortável no estilo do PS5 que aparenta ter uma boa qualidade de construção. Falo “aparenta” porque não estou com ele há tanto tempo, mas as avaliações estão altas — 4,5 de 5 estrelas tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos — o que indica que a maioria dos compradores tem gostado.

Se você também está de olho no controle “The Competitor” da Hyperkin para Xbox, compartilhe suas impressões!