A compra da Bungie pela Sony enfrenta desafios inesperados

Sony's Purchase Of Former Xbox Studio Bungie Isn't Exactly Going To Plan

Quase quatro anos atrás, a Sony anunciou a aquisição da Bungie, a criadora do famoso Halo, por impressionantes US$ 3,6 bilhões. Na época, foi uma notícia que pegou muita gente de surpresa, especialmente porque a Bungie tinha uma história bem próxima da Xbox. Era claro que a PlayStation queria entrar de vez no mercado de serviços ao vivo com essa compra. Agora, em 2025, parece que a situação não está tão boa quanto esperado para a gigante japonesa.

No relatório financeiro mais recente, a Sony falou sobre o desempenho da Bungie e do Destiny 2. A empresa admitiu que o “engajamento dos usuários não atingiu as expectativas” e, por conta disso, tiveram que “rever em baixa a projeção de negócios, pelo menos por enquanto”. Eles compartilharam uma declaração mais longa, que dá um pouco mais de contexto: “Sobre o Destiny 2, em parte devido às mudanças no ambiente competitivo, o nível de vendas e engajamento dos usuários não alcançou as expectativas que tínhamos no momento da aquisição da Bungie. Embora continuemos a fazer melhorias, revisamos em baixa a projeção de negócios e registramos uma perda por impairment contra uma parte dos ativos da Bungie.”

Agora, não somos especialistas em finanças, então não temos certeza do que exatamente significa uma “perda por impairment”, mas parece que é algo relacionado à perda de valor de um ativo. A equipe da Bungie deve estar torcendo para que seu próximo jogo, o shooter Marathon, consiga trazer um cenário mais positivo para a desenvolvedora que já foi parte da Microsoft nos próximos meses.

Quanto ao futuro do Destiny 2, a situação está um pouco incerta. A recente expansão “The Final Shape” marcou o fim de uma era para esse shooter que já tem oito anos. Agora, fica a expectativa de como a Bungie vai equilibrar os dois projetos, tanto Destiny quanto Marathon, nos próximos meses.

E você, o que acha dessa declaração da Sony sobre a Bungie? Compartilhe sua opinião nos comentários!