Digital Foundry fala: próxima geração do Xbox e PS6 não precisarão de mais RAM

Imagem: Games Industry

De acordo com Richard Leadbetter, da Digital Foundry, a próxima geração de Xbox e o PlayStation 6 podem não ter o dobro da RAM dos consoles atuais, que possuem 16 GB.

Leadbetter acredita que mais RAM pode ser desnecessária devido aos avanços em soluções técnicas baseadas em armazenamento e uso de software, que já representaram um grande salto na geração atual de consoles.

Digital Foundry fala sobre avanços e limitações de fabricação

Alexander Battaglia, também da Digital Foundry, apontou que a fabricação limita a quantidade de VRAM realmente necessária. Preencher os 16 GB de RAM dos consoles atuais exige muito trabalho, e adicionar mais RAM exigiria soluções estéticas específicas que aparecem raramente durante o jogo.

Battaglia argumenta que estamos chegando a um ponto de estagnação que pode durar uma década, onde os desenvolvedores terão que decidir quanta VRAM realmente será necessária.

Mudanças no Desenvolvimento

O desenvolvimento de jogos também está mudando substancialmente, com mais soluções processuais que limitam a necessidade de grande quantidade de VRAM. Embora isso seja especulação, é uma opinião informada por especialistas em consoles e hardware de computador.

Atualmente, estima-se que o próximo Xbox e o PS6 cheguem em 2028. Até lá, as mudanças tecnológicas e a forma como os desenvolvedores utilizam a memória e o armazenamento continuarão a evoluir, possivelmente tornando a necessidade de mais RAM menos crucial.

Leia mais:

A perspectiva de que a próxima geração de Xbox e o PlayStation 6 não precisarão de mais RAM se baseia em avanços técnicos e limitações práticas. À medida que os desenvolvedores adaptam suas técnicas e ferramentas, a necessidade de mais RAM pode ser mitigada por soluções mais inteligentes e eficientes.

Para mais informações sobre futuras plataformas e desenvolvimentos tecnológicos, continue acompanhando as notícias aqui no Xbox Blog!