A Universidade Craftsapiens é um projeto educativo inovador criado dentro do Minecraft pelo professor de física Helton Alvares. Este servidor educativo brasileiro tem atraído centenas de alunos para aulas de reforço escolar, desde matemática até astrofísica, transformando o popular jogo em uma ferramenta de aprendizado. Iniciado no início de 2020, em resposta aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, o projeto visa engajar alunos através de uma plataforma familiar, combinando educação com a tecnologia e o entretenimento.
Conectando jogos e educação na Universidade Craftsapiens
Utilizando o Minecraft, a Universidade Craftsapiens oferece uma forma criativa de ensino, onde os alunos podem aprender e aplicar conhecimentos em um ambiente lúdico. Além das aulas regulares, o servidor inclui atividades como ir ao cinema, dirigir em um mapa que imita o mundo real, e até construir usinas nucleares após aprender os princípios da fissão nuclear. Para participar, basta baixar a versão mais recente do Minecraft, entrar no servidor do projeto no Discord, e seguir o cronograma de aulas.
Além da diversão, preparação para o futuro
O projeto não se limita a tornar as aulas mais divertidas e interativas; também há uma preocupação com a preparação dos alunos para vestibulares e o mercado de trabalho. A grade curricular inclui matérias tradicionais e habilidades contemporâneas como inglês e programação, essenciais na sociedade tecnológica atual. O professor Helton e sua equipe dedicam-se a desenvolver material didático aprofundado, garantindo que o aprendizado seja tanto eficaz quanto envolvente.
“A Universidade Craftsapiens é atualmente a melhor maneira gameficada de se estudar do mundo, utilizando o Minecraft online. Além de sermos pioneiros nessa modalidade de ensino, somos também os únicos que conseguiram não somente usar o jogo nativo (sem modificações), mas transformá-lo através de programação em java avançada colocar um quadro funcional dentro do jogo, o que permitiu a possibilidade de ensinar praticamente qualquer disciplina escolar e acadêmica.”
Universidade Craftsapiens
Leia mais:
- Minecraft divulga o seu próprio “Game Pass”
- Galacticare: simulador de gerenciamento hospitalar interestelar que prioriza a narrativa
- Mediterrânea Inferno chega ao Xbox Series S|X: uma bela jornada visual pela Itália
A Universidade Craftsapiens exemplifica o potencial dos videogames como plataformas de aprendizado, mostrando que é possível unir diversão e educação de maneira produtiva e criativa. Esse projeto representa um avanço significativo na forma como pensamos sobre educação, tecnologia e engajamento dos jovens no processo de aprendizagem.