Quando falamos sobre o Xbox, pode parecer que não há muito o que comentar, mas a verdade é que a empresa fez um trabalho interessante na coleção Metal Gear Solid HD que chegou ao console. Porém, o projeto mais memorável foi o lançamento de Titanfall para o Xbox 360, em 2014. E não estamos falando da versão para Xbox One, mas sim daquela para a geração anterior. O YouTuber Modern Vintage Gamer fez um trabalho incrível ao mostrar como essa adaptação foi considerada “impossível”. Ele menciona uma entrevista técnica com a Digital Foundry, onde a equipe explicou as dificuldades que enfrentaram ao tentar adaptar o jogo do Xbox One para o console mais antigo.
Um dos trechos mais impactantes da entrevista diz: “Começamos a perceber o quão difícil seria quando conseguimos rodar o jogo no 360. Com um jogador, nossa taxa média de quadros em Fracture era em torno de 5fps, e isso sem texturas. Foi uma daquelas situações de ‘o que nós nos metemos?’. Não dá para resolver isso apenas dando um empurrão no motor gráfico.” Para contornar as limitações, a equipe substituiu praticamente tudo no motor do jogo: renderizador de mundo, sistema de colisão, sistema de visibilidade, animação, tudo mesmo. No fim das contas, eles acabaram criando um verdadeiro “Frankenengine” para conseguir lançar o jogo.
A Bluepoint Games usou uma série de truques para fazer Titanfall funcionar bem no Xbox 360, enquanto a Respawn trabalhava na versão do Xbox One. Andy O’Neill, ex-presidente da Bluepoint, que infelizmente faleceu, descreveu a situação como “tentar trocar a transmissão de um carro enquanto ele ainda está em movimento”. Apesar das dificuldades, ele se disse bastante feliz com a recepção do jogo. “A reação à versão do Xbox 360 foi incrível. Foi o melhor que poderíamos esperar. Sempre dá um frio na barriga lançar algo em que você acredita, mas nunca tem certeza. No final das contas, o que importa é que as pessoas se divirtam com o que fizemos.”
Há muito mais sobre a produção de Titanfall para o Xbox 360 no vídeo mencionado e na entrevista da Digital Foundry. E, em relação às notícias mais recentes, desejamos o melhor para todos os envolvidos na repentina fechamento do estúdio.

