Tim Cain, um dos criadores do famoso RPG Fallout, voltou recentemente à Obsidian Entertainment e, claro, não deixou de compartilhar algumas histórias interessantes sobre a criação do jogo. Em uma conversa com a Game Informer, ele revelou que o projeto começou como algo bem mais simples, quase um “jogo de segunda divisão”, com a intenção de adaptar o universo do GURPS, um sistema de RPG bastante conhecido.
Cain mencionou que apresentou a ideia ao criador do GURPS, Steve Jackson, mas a recepção não foi das melhores. Jackson não ficou muito empolgado com a mistura de violência e humor ácido que caracterizava o Vault Boy, o icônico mascote da série. Essa rejeição, no entanto, acabou sendo uma sorte para Fallout, que trocou o GURPS pelo sistema SPECIAL, mais adequado para um RPG eletrônico.
Durante a entrevista, Cain também contou que o jogo quase se baseou no cenário da franquia Wasteland, mas a Electronic Arts não deixou que isso acontecesse. Curiosamente, o fato de Fallout ter começado como um projeto considerado menor pela Interplay trouxe alguns benefícios. A equipe desenvolvedora pôde explorar ideias mais ousadas e criativas, sem a pressão de ter que entregar um grande sucesso comercial. Cain, inclusive, não tinha muita fé no potencial do jogo e, em um e-mail antes do lançamento, brincou que, uma semana depois de Fallout chegar às prateleiras, ele estaria perguntando se as pessoas queriam fritas com seus pedidos.
No entanto, mesmo com o sucesso estrondoso que o jogo alcançou, Cain comentou que, sob o comando da Bethesda, Fallout tomou direções diferentes do que ele teria escolhido. Mas, como ele mesmo disse, as vendas mostraram que os fãs adoraram a abordagem da Bethesda. Já o designer Leonarde Boyarsky, que trabalhou com Cain, revelou que prefere o terceiro jogo da série ao quarto, pois o terceiro mantém mais elementos dos RPGs clássicos.
Brian Fargo, fundador da Interplay e atual CEO da InXile, também comentou sobre a transição. Ele acredita que a Bethesda fez um bom trabalho em preservar a estética e a atmosfera que definem Fallout desde o início. Isso deu à empresa a confiança necessária para criar novos conceitos e projetos, que vão desde os games mais recentes até a série de sucesso que está disponível na Prime Video. É interessante ver como a história de Fallout continua a evoluir e a conquistar novos fãs pelo caminho.

