A narrativa de que o Xbox nunca consegue conquistar o prêmio de Jogo do Ano tem circulado há um tempo, especialmente durante a cerimônia do The Game Awards, que acontece todo dezembro. A verdade é que a Microsoft lançou jogos incríveis nos últimos anos, mas aquele prêmio sempre parece escapar. No entanto, após assistir várias vezes à apresentação de Fable desta semana, parece que a equipe pode finalmente ter o jogo que pode mudar essa história — desde que nada mais ofusque seu brilho.
Falando sobre o jogo em si, Fable está simplesmente deslumbrante, não é? O mundo aberto e a abordagem de fantasia do novo projeto da Playground Games parecem exatamente o tipo de experiência que cativa a comunidade gamer até os prêmios de fim de ano. A proposta lembra títulos como The Witcher 3 e Hogwarts Legacy, que têm um apelo amplo e podem ser um grande sucesso. Juntando isso à qualidade que o motor ForzaTech sempre entrega, ao legado da franquia e tudo que a equipe revelou até agora, Fable tem tudo para ser uma forte concorrente ao prêmio de GOTY.
E como se não bastasse, a equipe anunciou que Fable será lançado no mesmo dia para PS5, Xbox e PC. Isso significa que milhões de jogadores terão acesso ao jogo, o que pode aumentar suas chances no prêmio. Fable parece ser o tipo de jogo que também agradaria a galera do PS5. Um ponto a mais a favor da sua candidatura a GOTY.
Mas qual é o grande problema? Bem, é um problema considerável: Grand Theft Auto 6. Até o momento em que escrevemos, o lançamento está previsto para este ano, e isso pode roubar qualquer chance que Fable tenha de conquistar o prêmio. Sabemos que GTA 6 será um dos maiores lançamentos do mundo dos games, e a competição vai ser feroz para Fable e outros títulos.
Além disso, há outros fatores que podem atrapalhar o caminho de Fable rumo ao prêmio. Por exemplo, um atraso no lançamento poderia empurrar o jogo para 2027, mas acreditamos que 2026 é o ano do Fable, então, vamos deixar isso de lado por enquanto. Outra possibilidade é que um jogo incrível surja do nada e nos surpreenda — ainda estamos em janeiro, e muitos desenvolvedores estão guardando suas cartas para mais adiante.
Um bom exemplo é o GOTY de 2025, Clair Obscur: Expedition 33, que ninguém esperava que fosse arrasar no The Game Awards do ano passado, mas fez isso de forma impressionante. O jogo da Sandfall Interactive quebrou recordes de prêmios, incluindo o cobiçado de Jogo do Ano. Com tantas equipes talentosas no mercado, sempre existe a chance de outra grande surpresa em 2026.
Independentemente de tudo isso, esperamos que Fable tenha uma chance real no prêmio de GOTY no final do ano. A equipe da Playground Games merece esse reconhecimento após anos trabalhando no reboot dessa série icônica. Agora, é torcer para que GTA 6 ou algum outro jogo surpreendente não roube o prêmio deles.
Fable tem potencial, e a expectativa está lá em cima.

