Nos últimos tempos, temos visto uma crescente popularidade dos upscalers como o DLSS e o FSR entre os gamers. Essa tecnologia é vista por alguns como uma “muleta” para jogos que não são tão otimizados, como Red Dead Redemption 2. Mas vamos combinar: em um cenário onde os preços dos componentes de hardware só sobem, essas ferramentas podem ser uma mão na roda, especialmente para quem tem máquinas mais antigas.
Recentemente, o YouTuber 2kliksphilip resolveu colocar essas tecnologias à prova. Ele pegou Red Dead Redemption 2 e usou o DLSS 4.5 para ver como o jogo se comporta em uma resolução bem baixa, de 137×77 (77p). Antes de mostrar os resultados, ele fez uma comparação com o jogo rodando em 4K, a partir de uma resolução de 1280×720 pixels, e foi diminuindo a qualidade para ver até onde conseguia chegar.
O que ele descobriu é que, embora os upscalers realmente ajudem a dar um gás no desempenho, eles têm seus limites. Por exemplo, Red Dead Redemption 2 acaba quase irreconhecível em 77p. Para conseguir rodar nessa resolução, 2kliksphilip teve que mexer em alguns arquivos de configuração do jogo, já que a Rockstar definiu que a resolução mínima de renderização é de 720p. E dá para entender o porquê disso!
Ao testar resoluções ainda mais baixas, ele percebeu que em 120p já fica complicado ler qualquer texto, e o jogo simplesmente trava em 60p. O ponto crítico mesmo foi na resolução de 137×77, que foi upscaled para 410×231 com o DLSS 4.5. O resultado foi um jogo rodando em uma janela bem pequena, e para que Red Dead Redemption 2 pudesse ser visto em um monitor moderno, ele usou uma ferramenta chamada Lossless Scaling, que aumentou a resolução para 3690×2079 pixels.
O problema é que, apesar de ser possível ainda reconhecer o jogo, a imagem ficou tão borrada que acompanhar a ação ou ler qualquer elemento da interface se tornou uma tarefa difícil. E, para completar, ele ressaltou que essa solução acaba comprometendo o desempenho. Em condições tão extremas, o Lossless Scaling não entrega um resultado satisfatório, resultando em um jogo feio e cheio de travadinhas.
A experiência de 2kliksphilip mostra bem como essas tecnologias podem ajudar, mas também revela que têm seus limites. Afinal, é sempre importante lembrar que um bom jogo merece ser apreciado em sua melhor forma, não é mesmo?

