Nos últimos meses, surgiu uma conversa sobre a Microsoft estabelecendo uma meta de 30% em margens de lucro para a divisão Xbox. Essa ideia começou a circular após um relatório que foi publicado em outubro. Naquele momento, o Bloomberg destacou que essas margens estavam “bem acima da média do setor”, que gira em torno de 17% a 22%. Para a Xbox, as margens variaram entre 10% e 20% nos últimos seis anos.
Recentemente, a Microsoft decidiu se manifestar sobre essa afirmação em uma entrevista para a CNBC, esclarecendo que, embora estabeleça metas ambiciosas, o alvo de 30% de margem de lucro está incorreto. A empresa deixou claro que esse número não reflete as suas intenções reais.
O relatório original do Bloomberg também mencionou que, no passado, “os desenvolvedores de jogos da Xbox não eram cobrados por metas numéricas específicas”. Mas, segundo a nova abordagem da CFO da Microsoft, Amy Hood, uma meta foi implementada no final de 2023. Essa mudança levantou a questão de que as expectativas elevadas da Microsoft poderiam ter influenciado o cancelamento de projetos, o aumento de preços e até demissões que ocorreram na divisão Xbox nos últimos anos.
Apesar do desmentido da Microsoft sobre a meta de 30%, muitos ainda acreditam que a empresa tem grandes planos para o Xbox. Resta acompanhar os desdobramentos e ver o que acontece até 2026!

