O cenário tecnológico atual está longe de ser fácil, e isso vai muito além dos gamers que tentam montar suas máquinas com os melhores componentes. O desenvolvimento de jogos também está enfrentando desafios sérios. Um bom exemplo é o estúdio Larian, que está em meio à criação de Divinity, um RPG bastante aguardado, e que já anunciou novidades durante o The Game Awards de 2025. Eles estão lidando com o impacto da alta nos preços da memória RAM e dos SSDs, o que está forçando a equipe a repensar como trabalham.
Nos últimos meses, as empresas de inteligência artificial começaram a acumular grandes quantidades de módulos de memória, o que fez os preços desses componentes essenciais dispararem. Swen Vincke, o CEO e diretor criativo da Larian, comentou que essa situação inesperada acabou com as projeções que o estúdio tinha sobre hardware e custos. Isso significa que a equipe agora precisa se dedicar a otimizações muito antes do que tinham planejado, especialmente durante a fase de acesso antecipado do jogo.
Com os custos de RAM e armazenamento nas alturas, não é só o orçamento da produção que precisa ser ajustado. Isso pode afetar o ritmo de produção e como os recursos técnicos são implementados no jogo. A equipe está se esforçando para garantir que Divinity funcione bem em uma variedade de sistemas no momento do lançamento, o que é uma tarefa e tanto.
Além disso, Vincke se viu no meio de uma polêmica por conta de suas declarações sobre o uso de inteligência artificial nas fases iniciais de criação do jogo. Esse é um tema que levantou muitas críticas tanto na comunidade de gamers quanto entre os desenvolvedores. Para esclarecer como estão utilizando a tecnologia, a Larian decidiu abrir sessões de perguntas e respostas, buscando dissipar dúvidas e explicar melhor seu processo.
No fim das contas, a crise de preços nos componentes eletrônicos trouxe desafios, mas a Larian parece determinada a transformar essas limitações em oportunidades. O objetivo é garantir que Divinity seja um jogo bem otimizado e tecnicamente robusto, pronto para encantar o público quando for lançado.

