Keita Takahashi é um ícone da indústria dos games, famoso por ter criado a franquia Katamari, que ganhou vida com Katamari Damacy no PS2, lá em 2004. Até hoje, essa série continua fazendo sucesso, mas nem tudo são flores na carreira de Takahashi. Seu lançamento mais recente, To A T, que saiu no Xbox Game Pass em maio de 2025, não teve o desempenho esperado nas vendas.
Em uma entrevista ao GamesRadar, Takahashi compartilhou que o jogo não “vendeu bem” e que ele decidiu voltar para o Japão, em parte por conta desse resultado decepcionante. Ele comentou sobre a dificuldade de criar jogos que fogem do comum: “Ninguém faz um jogo pensando que ele será de nicho. Essa é apenas uma consequência. Sei que meus jogos não são exatamente mainstream. A volta ao Japão foi uma decisão necessária, especialmente porque To A T não teve um bom desempenho. É um risco ser um desenvolvedor independente, e estou disposto a enfrentá-lo, mas a questão não é se o jogo é de nicho ou tradicional, e sim se as pessoas gostam ou não.”
Agora, Takahashi está focado em apoiar os filhos no Japão e planeja descobrir qual será seu próximo passo. Ele se questiona se ainda pertence à indústria dos games e, se for necessário, pode buscar novas oportunidades em outros lugares. “Meu objetivo agora é apoiar meus filhos e encontrar uma escola para eles no Japão. Se eu sentir que não pertenço mais à indústria, terei que olhar para outras opções.”
Apesar dos desafios, a paixão de Takahashi por criar jogos parece intacta. Ele reconhece que está “cada vez mais difícil” desenvolver títulos experimentais como To A T, mas ainda sonha em fazer “jogos divertidos e diferentes”, caso alguém se interesse em investir em seu estúdio indie, chamado “uvula”. Ele também mencionou que tem ideias interessantes para a franquia Katamari Damacy e adoraria trabalhar com a Bandai Namco novamente. “Tenho algumas ideias que só eu poderia criar. Se surgir a oportunidade de colaborar com a Bandai Namco, seria um projeto muito interessante.”
É triste ver To A T enfrentando dificuldades nas vendas, especialmente porque alguns acreditam que poderia ser um forte candidato a Jogo do Ano, mesmo com uma média de 73 no Metacritic. O consenso é que o jogo não teve um bom desempenho em nenhuma plataforma, não apenas no Xbox.
E você, já jogou To A T? O que acha que contribuiu para as vendas não terem ido tão bem? Conta pra gente nos comentários!

