Em uma entrevista recente, Gavin Raeburn, ex-desenvolvedor da série Forza Horizon, compartilhou algumas novidades sobre seu novo jogo de corrida em desenvolvimento na Lighthouse Games. Durante a conversa, ele também comentou sobre o impacto da pandemia de COVID-19 em Forza Horizon 5, lançado em 2021.
Raeburn começou falando sobre o que aconteceu com a equipe da Playground Games durante o desenvolvimento de FH5. Segundo ele, o grupo estava prestes a se dedicar ao novo Fable quando a pandemia chegou e tudo mudou. Com a necessidade de trabalhar remotamente, a equipe teve que focar totalmente em Horizon 5. “Foi um momento interessante […] Eu estava olhando para Fable, que estávamos começando a desenvolver. A COVID mudou tudo. Precisávamos garantir que Horizon 5 fosse um sucesso, e isso exigiu que eu dedicasse todo meu tempo a ele. Percebi o quanto é importante trabalhar em equipe. Você perde isso quando as pessoas estão trabalhando apenas de casa. É como ter um corpo desmembrado. Tudo funciona como deveria, mas nada se conecta de verdade. Acho que você pode notar um pouco disso em Horizon 5”, explicou Raeburn.
Atualmente, Raeburn está na Lighthouse Games, um estúdio novinho em folha formado neste ano, bem ao lado da Playground. Ele afirma que, embora essa nova equipe esteja desenvolvendo um jogo de corrida, a ideia é criar algo bem diferente, que possa competir em um nível alto. “É uma alegria jogar nosso jogo todos os dias”, disse, ressaltando os riscos que um time novo e uma propriedade intelectual (IP) inédita podem trazer.
“De todas as maneiras, precisamos aplicar tudo o que aprendemos com jogos anteriores e manter a mesma filosofia que a Playground tinha no início. Como podemos mudar? Como podemos levar a corrida, a direção e a cultura automobilística para um novo patamar? Isso é empolgante, porque você não pode fazer isso uma vez que já tem uma marca estabelecida. Especialmente uma marca de sucesso, porque, pelo próprio fato de gerar lucro, ninguém está preparado para ouvir você dizer: ‘Vou jogar isso fora. Tenho uma ideia brilhante’”, comentou Raeburn.
Pelo que parece, a Lighthouse está se arriscando a fazer algo diferente no universo dos jogos de corrida. E é animador ver o que esses veteranos de Forza Horizon vão criar em suas novas aventuras. Vale lembrar que a Playground foi criada por ex-desenvolvedores de corridas, incluindo aqueles que trabalharam em Project Gotham Racing (PGR). Agora, com a Lighthouse e a Maverick Games também fazendo novos projetos no gênero, o futuro parece promissor.

