No meio de 2023, a Microsoft estava passando por um momento complicado em relação à aquisição da Activision Blizzard. A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido deixou claro que algumas mudanças precisavam acontecer antes da aprovação do negócio. Uma dessas mudanças surpreendeu a todos: um acordo com a Ubisoft. Nesse acordo, a Ubisoft comprou os direitos de streaming em nuvem dos títulos da Activision Blizzard para console e PC, e isso vai durar pelos próximos 15 anos. Com isso, os jogos ficaram disponíveis através do serviço de assinatura Ubisoft+.
Após esse anúncio, a situação esfriou por um tempo, mas agora, os primeiros quatro jogos da Activision já podem ser jogados no Ubisoft+ Premium. A Ubisoft confirmou que esses jogos estão prontos para streaming, e mais títulos da Activision e Blizzard devem chegar em breve. O primeiro passo dessa integração de nuvem foi feito com a NVIDIA GeForce NOW, e a previsão é que outros provedores de nuvem também ofereçam esses jogos na plataforma Ubisoft+ Premium.
Em setembro de 2023, o CEO da Ubisoft comentou que a compra dos direitos se deu porque a empresa acredita que o streaming em nuvem será uma parte fundamental do futuro dos games. Um comunicado recente destacou que essa ação pode “fortalecer ainda mais a oferta de conteúdo do Ubisoft+ e licenciar o acesso ao streaming desse incrível catálogo para empresas de jogos em nuvem, provedores de serviços e fabricantes de consoles”.
Esse movimento acabou sendo muito positivo para a Microsoft. O acordo com a Ubisoft foi um dos principais pontos que ajudaram na aprovação da aquisição da Activision Blizzard pela Autoridade de Concorrência do Reino Unido. Tudo foi finalizado em outubro daquele ano. Se esse acordo não tivesse acontecido, as coisas poderiam ter tomado rumos muito diferentes!

