Recentemente, a Digital Foundry fez uma análise bem interessante sobre a versão de Assassin’s Creed Shadows que chegou ao Nintendo Switch 2. Assim como fizeram com o título Star Wars Outlaws, a equipe comparou o desempenho do jogo no novo console da Nintendo com a versão do Xbox Series S, que serviu de base para essa adaptação.
A análise revela que o port de Assassin’s Creed Shadows se saiu bem, começando com uma versão mais simples da do Xbox Series S. Para conseguir bons resultados no Switch 2, o jogo precisou reduzir ainda mais os gráficos em relação ao que vimos no console da Microsoft. Essa comparação é interessante porque ajuda a entender como os dois sistemas se comportam em termos de tecnologia.
O que ficou de fora?
Entre as características visuais que não apareceram em nenhuma das versões, estão os cabelos baseados em fios e a iluminação global com ray tracing. No lugar disso, o jogo usa um sistema de iluminação baseado em mapas, que é o mesmo da versão do Series S. Contudo, a qualidade da iluminação no Switch 2 foi comprometida por uma redução na configuração de oclusão ambiental, que afeta como a luz interage com os objetos.
Além disso, a vegetação no Switch 2 aparece com menos densidade e algumas vezes até desaparece, o que não acontece no Series S. Também notaram que as animações e os detalhes das árvores distantes são menos impressionantes. As texturas e as sombras são renderizadas em resoluções mais baixas, e as sombras têm um efeito de queda mais acentuado no meio da tela. As cenas cortadas (cutscenes) também sofreram com essas reduções, mostrando rostos “brilhantes” e um efeito de profundidade de campo diferente.
Outras limitações
A equipe da Digital Foundry mencionou ainda que houve cortes em outros aspectos, como reflexos, simulações de água e de tecidos. No Switch 2, os reflexos em espaço de tela foram substituídos por mapas de cubo, e não ficou claro por que esses reflexos parecem diferentes em relação a outros consoles. A simulação de água e a movimentação dos tecidos também foram reduzidas, tornando a interação com esses elementos menos realista.
Em resumo, a Digital Foundry acredita que a Ubisoft fez boas escolhas em sua adaptação para o Switch 2, embora haja algumas exceções. O console híbrido da Nintendo apresenta resultados impressionantes, mas ainda não consegue igualar o desempenho do Xbox Series S em algumas áreas importantes.
Se você ficou curioso, dá uma olhada no vídeo completo da análise técnica. Vai ser interessante acompanhar como essa disputa entre consoles se desenrola nos próximos anos!

