Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 teve prejuízo de US$ 37 milhões

Créditos: Divulgação/Paradox Interactive

Após um longo período de desenvolvimento e mudanças significativas nas equipes envolvidas, “Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2” finalmente chegou ao mercado no dia 21 de outubro deste ano. Mas, para muitos, a estreia do jogo passou quase despercebida. A Paradox Interactive, responsável pelo lançamento, revelou recentemente que considera os US$ 37,4 milhões investidos no jogo como um prejuízo. Isso se deve à expectativa de que as vendas não alcancem os números projetados para este ano fiscal.

O CEO da Paradox, Fredrik Wester, assumiu a responsabilidade por esse fracasso financeiro. Ele destacou que a desenvolvedora The Chinese Room fez o seu melhor dentro das orientações que recebeu. Para a Paradox, “Bloodlines 2” tinha um potencial enorme, já que é baseado em uma propriedade intelectual bastante forte. No entanto, um mês após seu lançamento, Wester reconheceu que as vendas não corresponderam às expectativas.

Um dos fatores que impactaram negativamente o desempenho do jogo foi sua inserção em um gênero que a Paradox não domina completamente. Isso levou a alguns erros que poderiam ter sido evitados por estúdios mais experientes nesse tipo de jogo. Apesar das vendas abaixo do esperado, a Paradox informou que a The Chinese Room continuará trabalhando nas duas expansões já prometidas e que o jogo receberá atualizações para corrigir bugs que os jogadores encontraram.

Com uma nota média de 63 pontos no Metacritic, o jogo possui 58% de análises positivas na plataforma Steam. Entre as críticas mais frequentes dos usuários, muitos alegam que “Bloodlines 2” não se apresenta como um verdadeiro RPG e que as escolhas oferecidas não têm um impacto relevante na experiência de jogo.