Tomb Raider: Definitive Edition no Switch 2 tem cortes em relação ao Xbox 360

Tomb Raider: Definitive Edition On Switch 2 Is 'Cut Back' Even From The Xbox 360 Version

Na semana passada, a Aspyr e a Crystal Dynamics lançaram de forma um tanto inesperada o reboot de 2013 de Tomb Raider para Nintendo Switch e Switch 2. E, pelo que parece, os resultados desse port são bem curiosos quando comparados às versões para Xbox e PlayStation.

Um dos pontos que se destacam na nova versão, especialmente no Switch 2, é a taxa de quadros. O jogo consegue manter uma taxa de 60FPS, o que é bastante impressionante, considerando que até mesmo o PS4 e o Xbox One não conseguiam alcançar isso com Tomb Raider: Definitive Edition. Claro, jogar na nova geração via retrocompatibilidade traz resultados melhores, mas é interessante ver o que a Nintendo conseguiu fazer aqui.

Entretanto, o pessoal do Digital Foundry deu uma olhada em várias versões desse título e descobriu que há uma razão para esse aumento na taxa de quadros. Em resumo, o Switch 2 apresenta algumas grandes reduções visuais em comparação à versão Definitive Edition de 2014. E, pasmem, até alguns efeitos da versão de Xbox 360 e PS3 estão ausentes nesta nova adaptação.

Eles apontam que, em um cenário onde desenvolvedores estão trazendo ports para o Switch 2 que são comparáveis — ou até melhores em alguns aspectos — do que os títulos do Series S, é um pouco decepcionante ver este jogo cortando tantas características que até a versão original para PS3, que não é a Definitive, ainda apresentava efeitos visuais que não estão presentes aqui. Por exemplo, quando se compara a versão do Switch 2 com o PS4, a resolução das sombras caiu, e as sombras baseadas na vegetação foram removidas ou transformadas de sombras dinâmicas para estáticas. Além disso, a oclusão ambiental também foi reduzida, o que não ajuda em nada. Enquanto alguns elementos de vegetação foram adicionados, muitos foram deletados, deixando algumas áreas com um aspecto irregular mais de perto e reduzindo a quantidade de árvores em paisagens distantes.

Claro que há aspectos positivos nesse port para Switch 2, como a resolução em 1080p no modo portátil e uma qualidade de textura aprimorada, acompanhada da taxa de quadros estável. Porém, o Digital Foundry parece um pouco confuso com essa versão, especialmente considerando outros ports do Xbox para o Switch 2 que temos visto. A ausência de recursos da versão de Xbox 360 levanta questionamentos sobre o que aconteceu.

No geral, esse port para Switch 2 parece ser aceitável para uma experiência portátil de Tomb Raider: Definitive Edition, mas se você busca jogar na TV, é provável que o Xbox One, Series X|S ou até mesmo o Xbox 360 ofereçam uma experiência melhor. E aí, o que você acha deste título de Tomb Raider e sua nova versão? Compartilhe suas opiniões sobre TR: Definitive Edition!