A Xbox Full Screen Experience (FSE) foi liberada recentemente para todos os dispositivos portáteis que usam Windows. A promessa era que o recurso chegaria “em breve” aos PCs desktop e notebooks, e adivinha? Esse “breve” acabou sendo bem mais rápido do que o esperado! Agora, a Xbox FSE já está disponível para todos que têm Windows 11.
No entanto, ainda não está acessível para todo mundo. Por enquanto, a novidade é exclusiva para os participantes do programa Windows Insiders, que estão testando as versões mais recentes do sistema. Para quem está nesses canais Dev e Beta, é só atualizar para a versão 26220.7271 com o update KB5070307 e aproveitar a novidade.
Para usar a Full Screen Experience, é necessário ter o aplicativo do Xbox instalado. Depois disso, você pode acessar as configurações da Game Bar e ativar a opção correspondente. Se preferir, tem um atalho bem prático: basta pressionar a tecla Windows + F11. Assim, você consegue tirar o máximo proveito da jogatina, seja no desktop ou notebook. O Xbox FSE aparece como uma nova área de trabalho na Visualização de Tarefas (ou Task View). Com isso, fica fácil alternar entre a experiência normal do Windows 11 e a Full Screen Experience, usando a tecla Windows + Tab.
### Foco Total na Jogatina
O Xbox FSE foi pensado especialmente para dispositivos portáteis, que têm um desempenho mais limitado. A ideia é liberar o que for necessário do sistema, focando no que realmente importa: jogar. Isso significa que, em vez de usar toda a capacidade do Windows 11, o FSE inicia apenas os processos essenciais, garantindo uma performance mais fluida em aparelhos menores.
Para quem joga em PC desktop ou notebook gamer, a diferença deve ser um pouco menos notável. A proposta aqui é oferecer uma experiência mais imersiva e livre de distrações. O FSE, por exemplo, pausa atividades de manutenção e silencia as notificações automaticamente, permitindo que você se concentre apenas no jogo.
Ainda não temos uma data definida para o recurso ser liberado para todos os usuários do Windows 11, mas a boa notícia é que a sua chegada parece estar acelerada. Portanto, é provável que não precisemos esperar muito mais para aproveitar essa novidade.

