A divisão Xbox teve um ano agitado em 2025, lançando vários jogos, mas também enfrentou críticas por aumentar os preços do Game Pass e de seus consoles. E as notícias não são muito animadoras: segundo informações do canal Moore’s Law is Dead, a empresa pode ter que encarecer ainda mais seus consoles no início de 2026. O motivo? Uma falta de planejamento que está ligada a uma situação de mercado que a própria Microsoft ajudou a criar.
A informação é de que a escassez de RAM entre os fornecedores, causada pela alta demanda dos centros de dados — especialmente os que trabalham com inteligência artificial — pode impactar diretamente o preço dos consoles Xbox Series. Um dos representantes de vendas da Microsoft teria alertado sobre essa situação, indicando que o aumento pode ocorrer em breve. A expectativa é de que isso aconteça mais cedo do que se imagina.
Xbox em desvantagem?
Embora a Microsoft esteja enfrentando esse desafio, a situação da Sony parece ser um pouco mais tranquila. Fontes do canal indicam que a empresa japonesa se antecipou ao problema e fez estoques de RAM que devem garantir uma operação normal por um tempo. “Eles têm bastante GDDR6, pelo que me disseram. Os preços podem subir no próximo ano, mas isso explica por que a Sony está cortando o preço do PS5 na Black Friday”, comenta o canal.
Enquanto isso, a Microsoft também deve aplicar algumas promoções, mas nada tão agressivo quanto nos anos anteriores. Isso se torna ainda mais relevante, considerando que a divisão de hardware da Microsoft já está gerando algumas dúvidas entre os consumidores. Desde 2025, o Xbox Series já passou por dois reajustes de preço, e a próxima plataforma da empresa parece seguir um caminho bastante diferente das anteriores.
O futuro dos consoles
Rumores indicam que o próximo dispositivo da Microsoft poderá ser um híbrido entre console e PC, permitindo que os usuários instalem jogos do Steam e da Epic Games Store. Essa ideia pode ser interessante para muitos, mas há um detalhe que preocupa: o hardware não seria subsidiado pela empresa. Isso significa que o preço pode acabar se tornando alto para a maioria das pessoas.
Em meio a esse cenário, o mercado de games continua a se transformar, e os consumidores devem ficar atentos às novidades e mudanças que estão por vir.

