O novo título da famosa franquia Call of Duty, o Black Ops 7, chegou com tudo, até alcançando o primeiro lugar nas vendas e faturamento na Europa. Mas não se deixe enganar pelo topo da lista: o desempenho do jogo está bem abaixo do esperado. Em comparação ao ano passado e aos concorrentes diretos, as vendas do jogo da Activision apresentaram uma queda significativa, o que tem sido um sinal de que este é um dos anos mais complicados para a série.
As avaliações do jogo também sofreram uma queda drástica. O Metacritic, que é uma referência importante para muitos jogadores, viu a nota do Black Ops 7 despencar de 84 para 69. E o que é ainda mais preocupante: a nota dos jogadores caiu para apenas 1,7, a pior da história da franquia. Isso tudo se reflete nas vendas. Dados iniciais do Reino Unido já apontavam uma queda de 61% nas vendas físicas em relação ao jogo anterior, e agora, os números da Europa confirmam esse cenário.
Na semana encerrada em 16 de novembro, o Black Ops 7 até liderou os rankings, mas não conseguiu manter um bom desempenho, tanto nas vendas físicas quanto digitais. Em comparação com o Black Ops 6, o novo título ficou atrás e ainda perdeu para o Battlefield 6, que teve um lançamento muito mais forte, com 63% a mais em vendas. O Battlefield 6 se destacou tanto que se tornou o maior lançamento da história da própria franquia.
Falando em vendas, veja como ficou o Top 10 europeu na semana que terminou em 16 de novembro:
1. Call of Duty: Black Ops 7 (Activision)
2. Anno 117: Pax Romana (Ubisoft)
3. EA Sports FC 26 (EA)
4. Battlefield 6 (EA)
5. Pokémon Legends: ZA (Nintendo)
6. Grand Theft Auto 5 (Rockstar)
7. Hogwarts Legacy (Warner Bros.)
8. Ghost of Yotei (Sony)
9. Red Dead Redemption 2 (Rockstar)
10. Kingdom Come: Deliverance 2 (Deep Silver)
Mesmo liderando a lista, as receitas do Black Ops 7 caíram mais de 50%. Vários fatores contribuíram para isso. A concorrência está acirrada, e uma análise da Ampere mostrou que mais de 25% dos jogadores de Call of Duty mudaram para o Battlefield 6 nos meses anteriores. Outro ponto que impacta as vendas é o Game Pass. Como os números do GSD não incluem downloads por assinatura, isso acaba reduzindo os dados oficiais de vendas. No entanto, vale lembrar que o Black Ops 6 também estava no Game Pass e ainda assim teve um desempenho melhor no ano passado.
O feedback dos jogadores também está pesando bastante. Muitas críticas surgiram em relação à assistência de mira e ao modo multiplayer, levando a Activision a prometer melhorias. Eles já estão trabalhando em ajustes para a assistência de mira e, para melhorar a experiência, agora é possível acessar o pós-jogo sem a necessidade de terminar a campanha.
O Call of Duty: Black Ops 7 está disponível desde 14 de novembro para PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC.

