Recentemente, a demissão de mais de 30 desenvolvedores de Grand Theft Auto 6, realizada pela Rockstar Games, gerou bastante repercussão. A situação ganhou destaque no parlamento do Reino Unido, onde Christine Jardine, uma das parlamentares, compartilhou que foi procurada por eleitores que se sentiram prejudicados pela decisão da empresa. Jardine pediu mais atenção do governo a casos em que empresas demitem funcionários por tentarem se sindicalizar, algo que é ilegal no país.
De acordo com a Rockstar Games, os desenvolvedores foram demitidos por vazarem informações confidenciais. No entanto, os demitidos contestam essa versão, afirmando que a empresa estava apenas tentando evitar que uma parte significativa da equipe, cerca de 10%, se unisse a um sindicato que garantiria proteções para os trabalhadores a partir de 2026.
A situação não ficou só nas palavras de Jardine. Um grupo de 220 funcionários da Rockstar em Edimburgo se mobilizou e assinou uma carta aberta em apoio aos 31 desenvolvedores demitidos. Eles pedem a reintegração dos colegas e que possam participar da finalização de GTA 6. O sindicato Independent Workers’ Union da Grã-Bretanha (IWGB) está de olho no caso e promete intensificar as manifestações.
Na última sexta-feira (14), os protestos continuaram com um encontro em frente à sede da Rockstar Games em Londres, onde os trabalhadores expressaram sua indignação sobre a demissão dos desenvolvedores. Além disso, uma reunião de funcionários está programada para ocorrer nos escritórios da empresa em Paris, com o apoio do Le Syndicat des Travailleureuses du Jeu Vidéo (STJV). E para quem ainda não sabia, uma terceira manifestação está agendada para o dia 18 de novembro, coincidentemente na mesma data em que o parlamento britânico se reunirá para discutir questões da indústria de games na Escócia.
Enquanto isso, o IWGB segue com o processo que iniciou contra a Rockstar, depois que a empresa se recusou a participar de negociações. É um momento tenso e que certamente vai continuar sendo acompanhado de perto por todos os envolvidos.

