Na semana passada, a Rockstar Games chamou a atenção com duas grandes notícias sobre a famosa série Grand Theft Auto, mais conhecida como GTA. Em um intervalo curto, a desenvolvedora demitiu parte da equipe que estava trabalhando no aguardado novo jogo da franquia e, para piorar, decidiu adiar o lançamento de maio para novembro de 2026. Essas demissões estão gerando bastante burburinho e devem continuar repercutindo por um bom tempo, já que os ex-funcionários estão considerando ações legais contra a empresa.
Os trabalhadores afetados acreditam que as demissões foram feitas de forma que desrespeita as leis do Reino Unido. Eles argumentam que cerca de 10% da equipe havia mostrado interesse em se unir ao sindicato IWGB Game Workers Union, o que poderia ter garantido uma proteção contra demissões injustas. Além disso, os aproximadamente 40 desenvolvedores que perderam seus empregos querem ser readmitidos para concluir o trabalho que começaram em GTA 6.
### Desenvolvedores de GTA pedem reintegração
Em um vídeo divulgado na última terça-feira (11), o canal People Make Games conversou com alguns desses desenvolvedores. Eles expressaram a esperança de que, com os protestos em andamento, a Rockstar Games tome a “atitude certa” e reintegre os demitidos. Caso contrário, eles estão prontos para buscar justiça na Justiça, o que pode resultar em uma batalha longa e desgastante.
Os profissionais que não puderam finalizar seus trabalhos em GTA 6 afirmam que a decisão da empresa contribui para uma “cultura do medo” dentro do estúdio. Eles também suspeitam que suas demissões foram retaliação pelas conversas sobre a formação de um sindicato. Por sua vez, a Rockstar Games se defende alegando que os funcionários estavam “vazando informações confidenciais”, o que, segundo eles, justificaria o término dos contratos. No entanto, até agora, não foi apresentada nenhuma prova pública que comprove essa alegação.
Alex Marshall, presidente da IWGB, comentou sobre a situação e afirmou que a empresa está tentando minar os esforços de sindicalização, especialmente ao perceber que mais de 10% da equipe estava interessada em buscar essa proteção. Para ele, o que a Rockstar fez acaba mostrando exatamente o que os trabalhadores estavam tentando resolver em conversas internas.
É um momento tenso para a equipe da Rockstar e para a comunidade de desenvolvedores de games, que observa de perto como essa situação se desenrola.

